Pilates aliado ao controle do estresse

Praticar qualquer atividade física beneficia o corpo e a mente, isso é fato. Mas o Pilates pode oferecer um benefício bem maior, sendo um grande aliado principalmente no combate ao estresse. Dia a dia agitado, pressão no trabalho, demandas familiares entram na soma de fatores que sobrecarregam as pessoas que passam a manifestar diversos sintomas de estresse. O cortisol é um hormônio necessário para manter o organismo em estado de alerta. É ele que mantem o cérebro e o corpo ativos e estimulados, mas quando liberado na corrente sanguínea em doses mais elevadas pode causar aumento de peso, redução de massa muscular, de testosterona, entre outros problemas.

Sintomas do estresse

Os sintomas do estresse variam de acordo com a condição física e emocional de cada um. A pessoa pode ficar extremamente acelerada, a tal ponto de não conseguir se sentar por alguns minutos. Também pode ficar inerte, sem motivação, isolada e depressiva.

Sintomas físicos: problemas cardíacos, respiratórios, dores musculares, enxaqueca, falta ou excesso de apetite e perda da libido são alguns dos sinais físicos;

Sintomas psicológicos: ansiedade, nervosismo, irritação, impaciência, desorganização, falta de controle, medo de tomar decisões e incapacidade de relaxar são problemas causados pelo estresse.

Pilates como aliado no combate ao estresse

Qualquer esporte libera endorfinas na corrente sanguínea, que promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento. Porém, os benefícios do Pilates vão além porque são trabalhados dois pontos chaves para quem quer espantar o estresse do dia a dia: respiração e alongamento muscular.

Respiração

Respirar é um movimento involuntário, automático, uma função que passa despercebida ao longo do dia. O Pilates trabalha a respiração de forma intensa e profunda. Respirar de forma consciente traz uma série de benefícios físicos, como a oxigenação e o relaxamento da musculatura, o que reduz as tensões.

Alongamentos

Os alongamentos são fundamentais em uma sessão de Pilates. Um corpo mais alongado é menos rígido e mais flexível. Você sente prazer ao dar aquela boa espreguiçada pela manhã? No Pilates, esses alongamentos são intensificados e têm papel fundamental no alívio das tensões, que podem provocar dores e limitações físicas.

Por trás da sensação de relaxamento e alívio de tensões proporcionada pela respiração profunda e pelos alongamentos, está a redução nos níveis de cortisol no sangue, o hormônio do estresse.

Pilates incorpora novos hábitos

Em poucas semanas praticando Pilates já é possível começar a sentir seus benefícios. À medida que a atividade vai evoluindo, as técnicas não ficam restritas às sessões e começam a fazer parte da rotina. Em vez de somatizar e deixar os gatilhos do estresse dominar o corpo, parar por pelo menos cinco minutos para respirar profundamente e reorganizar as ideias já se estabelece automaticamente para a retomada do equilíbrio. Ao sentir o corpo tenso, é bom interromper a atividade e alongar as costas, as pernas e os braços para deixar o corpo mais relaxado. São medidas simples que acabam se tornando naturais para quem pratica Pilates e funcionam com muita eficiência para quem busca mais qualidade de vida bem longe do estresse.    

Comentários

2019-06-10T10:13:09-03:00