Pilates no tratamento da depressão

A depressão vai muito além de ser uma tristeza profunda, como algumas pessoas julgam. É sim uma doença que deve ter acompanhamento médico e, sobretudo, o apoio e carinho da família para que o paciente restabeleça seu ânimo e possa viver de forma plena e feliz. Há uma série de causas que podem influenciar para que uma pessoa desenvolva um quadro depressivo, que pode ser desencadeado por um estresse pós-traumático, dificuldades em lidar com uma doença crônica, perda na família, além de outros fatores como genética, idade e sexo.

As mulheres ficam mais suscetíveis a terem depressão por conta das mudanças hormonais e por se submeterem a situações mais estressantes, como o parto. Idosos também entram no grupo mais vulnerável porque geralmente são mais acometidos por doenças, tomam mais medicamentos e, em alguns casos, o isolamento social ajuda a instalar a depressão.

Sintomas da depressão

A lista de sintomas associados à depressão é grande. Pessoas deprimidas geralmente se sentem solitárias, se irritam com facilidade e podem apresentar sintomas, como:

• Desânimo e sensação de cansaço;
  • Humor diferente, mais depressivo;
  • Falta de motivação, de vontade de fazer as coisas, de segurança;
  • Desespero;
  • Sentimento de culpa e inutilidade;
  • Autoestima baixa e pessimismo;
  • Pensamentos recorrentes de morte;
  • Perda ou aumento anormal de apetite;
  • Dificuldade de concentração e raciocínio mais lento;
  • Insônia.

Pilates contra a depressão

Vencer a depressão não é fácil, mas assim como são prescritos medicamentos e terapia para pacientes que estão em tratamento, o Pilates pode fazer parte da recuperação interrompendo o ciclo negativo da doença.

Benefícios do Pilates no tratamento da depressão

Os exercícios e práticas do Pilates podem ser muitos impactos positivos, confira:

Respiração

No Pilates, a respiração profunda é a base para a prática dos exercícios. É um momento de conexão do paciente com seu corpo e suas emoções, o que permite uma maior concentração, vencendo barreiras físicas e mentais.

A respiração controlada e consciente ajuda no relaxamento, promove tranquilidade e atenua reações relacionadas ao estresse e à ansiedade.

Autoestima

Ao executar os exercícios da forma correta, a pessoa se sente capaz de fazê-los, o que contribui para aumentar a autoestima.

Foco

Em uma sessão de Pilates é preciso estar concentrado na respiração, nos movimentos dos membros e na contração do abdômen. A concentração e cuidado são bons estímulos para a pessoa se sentir novamente dona de sua própria vida e de suas ações.

Socialização

No estúdio de Pilates nunca se está sozinho. Encontrar pessoas novas e puxar uma conversa diminuem a sensação de isolamento e solidão comuns em pessoas deprimidas.

Hormônios

Como acontece durante qualquer atividade física, o corpo libera endorfina e serotonina, hormônios ligados às sensações de prazer e bem-estar.

Portanto, a prática regular do Pilates une dois pontos que, se estiverem em harmonia, vão restaurar a alegria de viver: corpo e mente. Fazer atividades físicas melhora a qualidade do sono, estimula a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e reduz o estresse. Aliado a esses fatores, o fortalecimento da mente pode atenuar os sintomas de forma significativa e prevenir problemas futuros.