Respirar é um processo automático e involuntário. Passamos o dia sem perceber que estamos respirando. Mas durante um treino de Pilates, a respiração tem papel central na evolução dos exercícios e, por isso, passa a ser um movimento consciente e profundo. Respiração e Pilates tiveram uma ligação forte desde o início, já que seu criador, Joseph Pilates, sofria com a asma desde a infância e sempre pesquisou exercícios que pudessem aumentar a capacidade respiratória. Confira os benefícios do Pilates para melhorar a respiração:
A respiração e sua contribuição para o Pilates
A respiração é o ponto chave para desenvolver os exercícios do Pilates com qualidade. Inspiração e expiração conscientes aumentam a oxigenação dos músculos, nutrem as células do corpo e ajudam a eliminar as toxinas. Assim, a respiração tem papel importante na promoção de uma verdadeira limpeza no organismo. Essa oxigenação, aliada á produção de endorfina e serotonina liberadas durante as atividades físicas, melhora as condições física e mental, aumentando a produtividade e o relaxamento, o que reduz os efeitos de dor, depressão, cansaço e irritação.
Os benefícios também são percebidos com os exercícios específicos para a coluna. Como o sistema nervoso autônomo está ligado à coluna vertebral, caprichar na respiração contribui com esse sistema que é responsável pelo sono, batimentos cardíacos, circulação do sangue, eliminação de resíduos, digestão, produção hormonal e relaxamento. Uma respiração inadequada, portanto, compromete toda a vitalidade do corpo.
Exercícios do Pilates são potencializados com a respiração
Os efeitos de uma sessão de Pilates serão completamente diferentes entre uma pessoa que respira de forma consciente e outra que não está atenta ao movimento respiratório. A respiração correta dá qualidade para a execução dos exercícios. Uma boa respiração aumenta os movimentos de todo o conjunto muscular das regiões do tórax e do abdômen, contribuindo com um fortalecimento ainda maior destes músculos que são amplamente trabalhados no Pilates.
Para a coluna, além do bem-estar promovido pela ligação com o sistema nervoso, a parte física também é potencializada com a respiração. Inspiração e expiração profundas mobilizam a coluna e promovem, respectivamente, sua curvatura e a extensão. A rigidez dos músculos pode ser empecilho não apenas para a prática de atividades físicas, mas também para tarefas básicas do dia a dia, como alcançar um objeto na prateleira. Todo o conjunto envolvido baseado em atividade física e respiração melhora a consciência corporal mantendo toda a estrutura alinhada. Assim, qualquer movimento se torna muito mais natural, o que preserva a energia do corpo.
Relaxamento
Com algumas sessões de Pilates, é possível começar a sentir o aumento da consciência corporal. Se lembrar de respirar profundamente, principalmente em momentos estressantes, se torna natural. A agitação do trânsito, do trabalho, do cuidado com os filhos, tudo pode ser vivido com mais tranquilidade após algumas respirações profundas soltando todos os músculos do corpo. Por isso, praticar Pilates ajuda a relaxar e a desacelerar em qualquer situação. O Pilates é recomendado para pessoas de todas as idades que querem ter um corpo mais forte, flexível e pleno em vitalidade.