Os benefícios do Pilates para idosos

Incluir o Pilates na rotina dos idosos traz muitos benefícios, tanto físico quanto mentais. A partir dos 40 anos as funções do corpo tendem a iniciar alterações. Perda de massa muscular, maior dificuldade para se equilibrar são algumas destas mudanças, que serão cada vez mais acentuadas na terceira idade. É claro que o impacto do envelhecimento varia entre a população, de acordo com a genética e o estilo de vida. A não ser que o idoso esteja passando por um grave problema de saúde e tenha as atividades restritas por recomendação médica, os exercícios físicos na terceira idade não têm contraindicação, pelo contrário, essa faixa etária é a que mais se beneficia com a atividade física.

Além do inevitável declínio das funções de corpo inerente ao processo do envelhecimento, há as patologias que são mais comuns entre os mais vividos. Diabetes, pressão alta, osteoporose são alguns exemplos. Por isso, é preciso que o idoso escolha atividades físicas que não ofereçam riscos e que contribuam para melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Neste contexto, o Pilates para idosos é uma prática a ser levada em conta porque agrega uma série de benefícios, confira:

Pilates para idosos: benefícios

Funcionamento do organismo

Um dos focos do Pilates é trabalhar a respiração de forma plenamente harmonizada com os exercícios físicos. Esse cuidado faz com que seus exercícios auxiliem no aumento da capacidade respiratória, melhoria das funções pulmonares, maior controle da pressão arterial e da glicemia. Como consequência de qualquer atividade física ligada a uma alimentação equilibrada, o Pilates ajuda na redução de peso, o que melhora de forma significativa as funções do corpo.

Massa muscular e articulações

A perda de massa muscular e o enfraquecimento das articulações são fatores de risco para quedas na terceira idade. Os exercícios do Pilates trabalham a força muscular e aumentam a proteção das articulações. Assim, as pessoas da melhor idade adquirem mais firmeza, evitando lesões, que são uma das maiores causas de incapacitação entre o público desta faixa etária.

Equilíbrio e coordenação

Perda de equilíbrio, coordenação e de amplitude dos movimentos também afetam os idosos. No Pilates há uma séria de opções de alongamentos que aumentam a flexibilidade, o equilíbrio e a amplitude. Movimentos curtos e falta de equilíbrio reduzem a independência dos idosos em atividades básicas do dia a dia, seja para se locomover ou pegar alguma coisa no armário, por exemplo.

Fortalecimento da região pélvica

Outro problema de saúde comum na terceira idade é a incontinência urinária. Como os exercícios trabalham o centro do corpo, a região do abdômen, praticar Pilates pode prevenir a desagradável incontinência, oferecendo mais segurança para a vida social do idoso. O fortalecimento do abdômen também é importante para a sustentação da base da coluna, melhorando as indesejáveis dores nas costas ou prevenindo um problema futuro.

Portanto, o Pilates para idosos é uma prática que só traz benefícios, mas é importante contar sempre com acompanhamento médico e com profissionais especializados neste tipo de exercício para que façam um planejamento sob medida para as condições de saúde de cada um.

Comentários

2018-12-05T09:55:18-02:00