A limpeza de pele é um tratamento estético muito popular, simples e efetivo, que pode ser feito em casa ou com profissionais especializados em clínicas de estética. Muitas pessoas só lembram de fazer uma boa limpeza de pele quando passam por algum incômodo com cravos, espinhas ou miliuns, que são pequenos cistos. Manter uma pele limpa, hidratada e protegida deve ser uma preocupação constante, mesmo para quem não apresenta qualquer tipo de problema. Para manter a pele saudável e com vitalidade uma boa alternativa é fazer uma limpeza de pele profunda e ter uma periodicidade definida para ficar em dia com essa parte tão importante do nosso corpo.
O melhor momento para cuidar da pele é quando ela está livre de cravos e espinhas. Na presença deles, a pele não pode estar passando por nenhum processo inflamatório porque o quadro pode piorar durante o procedimento. Se você deseja fazer o tratamento, mas tem dúvidas sobre como ele funciona, veja quais são as etapas da limpeza de pele e seus benefícios para a saúde.
Etapas da limpeza de pele
Higienização
Antes de tudo é preciso fazer uma boa assepsia. É feita toda a remoção de gordura, resíduos de maquiagem, cosméticos e impurezas oriundas da poluição e oleosidade da pele.
Esfoliação
São utilizados cremes esfoliantes para afinar a camada mais superficial da pele, o que a prepara para a remoção de cravos e espinhas, se eles não estiverem inflamados.
Extração
Nesta etapa são utilizados vapores que abrem os poros e deixam a pele mais emoliente. Geralmente, este vapor é de ozônio e por isso o tempo máximo recomendado de exposição a este gás é de cinco minutos. Após esse primeiro procedimento, é feita a vaporização com água para facilitar o trabalho de extração. As espinhas são espremidas com muita delicadeza para não causar inflamações nem ferimentos. Já os miliuns podem ter a camada rompida com uma agulha para fazer a drenagem dos cistos.
Finalização
Na finalização da limpeza de pele geralmente são feitas massagens com hidratantes. Também podem ser aplicadas máscaras com efeito calmante após o procedimento de extração dos cravos e espinhas. O último passo no processo é a aplicação do filtro solar. Como a pele estará muito sensível após a limpeza, é importante protege-la do sol para evitar a formação de manchas.
Após o procedimento na clínica é importante manter alguns cuidados em casa para garantir que a pele esteja sempre limpa e saudável. Ao fim do dia, a maquiagem deve ser totalmente removida com produtos específicos para não acumular impurezas. Os sabonetes devem estar sempre adequados ao tipo da pele. Loções e tônicos são muito bem-vindos para remover impurezas mais profundas.
Para quem tem a pele mais oleosa e com incidência constante de cravos ou espinhas, o ideal é fazer a limpeza de pele uma vez por mês. Já pessoas que têm pele seca ou mista podem repetir o processo a cada dois meses. Casos mais graves de acnes devem sempre ser acompanhados por um dermatologista, que irá indicar os procedimentos e os produtos adequados.