Ter uma coluna alinhada não atende a fins puramente estéticos e um caminhar mais elegante. A falta de atenção com a postura nas atividades do dia a dia e o sedentarismo podem causar desvios na coluna e a perda de sua flexibilidade causando limitação e dores. Por isso, o cuidado com a coluna deve estar entre as prioridades de quem quer se sentir bem e o Pilates é a atividade física ideal, seja para manter a coluna alinhada ou reverter desvios em fases iniciais para corrigir a postura e evitar possíveis dores. O grande diferencial do Pilates está na ativação do centro do corpo, ou PowerHouse, na região do abdômen e agora você vai entender o papel deste tipo de atividade na correção da coluna.
Como os exercícios do Pilates atuam na correção da postura?
Todo o trabalho do Pilates tem foco nos músculos da região abdominal. O conjunto de músculos dessa região é que dá toda a sustentação para a coluna vertebral. Portanto, uma vez fortalecida, essa musculatura vai aliviar toda a pressão na coluna. Os exercícios vão levando o corpo naturalmente para a posição vertical e, assim, há menos gasto de energia para a pessoa conseguir se manter ereta, evitando as tensões e devolvendo para a coluna um aspecto mais harmonioso.
Para reabilitar uma postura que não está adequada é necessário dar ao corpo os estímulos corretos. Com poucas sessões de Pilates já é possível perceber os primeiros resultados. O corpo já se move com mais naturalidade e a coluna vai adquirindo cada vez mais flexibilidade. Como o Pilates dá muita ênfase à consciência corporal, o praticante adquire novos hábitos e passa a ficar mais atento à postura quando está trabalhando, dirigindo e até mesmo fazendo uma outra atividade física.
A tonificação dos músculos da região abdominal também favorece a redução das medidas. Com uma alimentação balanceada e a associação de atividades aeróbicas, é possível afinar a silhueta, diminuindo a barriga. Essa mudança de peso no eixo do corpo é mais um fator que contribui para manter a postura sempre alinhada em relação à gravidade. Desta forma, é trabalhado todo um conjunto de benefícios à saúde aliado com a melhora da autoestima.
Pilates e terapia de coluna
O Pilates também pode fazer parte da terapia para pacientes que já tenham alguma patologia instalada. Desvios de coluna, como cifose, lordose e escoliose e outras doenças como a cervicalgia, a chamada dor no pescoço, e a lombalgia, como o nome diz, as dores que afetam a região lombar, podem ser evitados e tratados com a aplicação das técnicas de Pilates. As indicações, porém, devem ser feitas de acordo com o caso e com prévia avaliação médica para que o trabalho seja realizado de forma eficaz.
Portanto, o Pilates resgata a saúde e a postura ideal. A coluna se mantém relaxada, livre de tensões e garante maior mobilidade. O resultado é uma vida mais equilibrada com disposição extra para enfrentar a correria do dia a dia e aproveitar todo o potencial que o nosso corpo oferece.