O RPG e o Pilates podem, à primeira vista, parecer métodos iguais ou que atendem a um mesmo objetivo. A verdade é que RPG e Pilates possuem muitas semelhanças, mas também apresentam particularidades, por isso já há muitos estúdios pelo país que oferecem os dois métodos. Confira quais são os pontos em comum entre o RPG e o Pilates, as principais diferenças e porque a integração de suas técnicas é uma forma poderosa de resgatar ou manter a harmonia do corpo.
RPG e Pilates: o que são?
O Pilates trabalha o corpo de uma forma global envolvendo o fortalecimento muscular, alongamentos e conscientização da respiração. Seus exercícios fortalecem a região do abdômen, chamada de centro do corpo, que promove toda a sustentação da coluna. Assim, o Pilates contribui para o realinhamento postural e para todas as partes do corpo se manterem flexíveis e fortes.
O RPG, sigla de Reeducação Postural Global, cuida da relação entre os músculos esqueléticos. Por meio da pressão com as mãos, as cadeias musculares são alongadas, o que promove uma reorganização dos músculos e correção da postura para devolver a harmonia ao corpo.
Semelhanças entre RPG e Pilates
Há pelo menos quatro pontos em comum entre os dois métodos:
– Assim como o Pilates, o RPG tem amplo foco na região do abdômen que, uma vez fortalecida, favorece o alinhamento da coluna, reduzindo ou prevenindo as dores lombares;
– Nos dois métodos a preocupação com a respiração é constante, realizando um papel vital para oxigenar os músculos, além de promover consciência corporal e relaxamento;
– A atenção é individualizada. Cada praticante ou paciente tem suas necessidades e por isso o planejamento é traçado respeitando as limitações;
– RPG e Pilates trabalham o corpo de forma global e não de forma pontual em apenas um membro específico.
Técnicas complementares
Como decidir pelo RPG ou pelo Pilates? A resposta varia de acordo com o quadro físico e clínico de cada um. No entanto, de forma geral, o RPG é mais recomendado para pacientes que enfrentam patologias crônicas, como tendinites, desvios de coluna em estágios mais avançados (congênitos ou adquiridos), problemas nas articulações, entre outros.
O Pilates também pode ser uma opção para tratamentos, desde que a patologia não esteja tão avançada. Geralmente, as pessoas buscam no Pilates a prevenção, seja de problemas musculares, dores ou lesões. O método também é um aliado de praticantes de esportes, atuando na melhora do condicionamento físico e no fortalecimento muscular.
Há pessoas que tratam os problemas mais sérios com o RPG que depois mantêm uma rotina de treinos de Pilates para prevenir o desenvolvimento de novas patologias e passar a viver de forma mais equilibrada e sem dores.
Portanto, contar com profissionais qualificados de RPG e Pilates em um mesmo estúdio pode trazer muitos benefícios de um trabalho interdisciplinar e que compartilha de um mesmo princípio, de tratar o corpo de forma global e personalizada.