Como o Pilates pode ajudar no tratamento da osteoporose?

Você sabia que o Pilates pode ajudar a reduzir os danos causados pela osteoporose? Segundo a Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, na sigla em inglês) 200 milhões de mulheres, no mundo todo, são afetadas pela doença e a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) estima que cerca de  10 milhões de pessoas são afetadas no Brasil, o que a torna um problema de saúde pública. Embora a patologia esteja ligada ao processo do envelhecimento, é possível atuar na prevenção e na redução de seu impacto, já que as fraturas por quedas podem se tornar fatores de incapacitação e, em casos mais graves, até levar à morte.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença silenciosa e geralmente é detectada de duas formas: por meio de exames de densitometria óssea, que é a ação de aferir se os ossos apresentam a densidade normal, ou então quando o paciente tem uma fratura devido à uma queda, já que a doença causa o enfraquecimento da estrutura óssea. Mesmo alguns sintomas, como alterações posturais, dores nas costas e encurtamento dos membros, não são determinantes para um diagnóstico de osteoporose, o que torna o exame clínico a medida mais segura para ter essa confirmação.   

O tecido ósseo é responsável por fazer a reserva de minerais, como o cálcio e o fósforo. Esses compostos juntos é que são responsáveis pela rigidez dos ossos. Toda a estrutura óssea é constantemente formada e reabsorvida pela renovação celular. Assim,  a ingestão de minerais na quantidade correta e de forma constante é um dos hábitos que se deve manter para prevenir problemas de desmineralização óssea. Além da alimentação, atividades físicas como o Pilates, são essenciais na redução dos riscos de uma fratura causada por esta patologia.

Pilates e a osteoporose

A palavra de ordem para prevenir os efeitos da osteoporose é o fortalecimento. Como já dito, a ingestão de alguns minerais e vitamina D são imprescindíveis, assim como as atividades físicas possuem seu papel relevante no fortalecimento.

Os exercícios do Pilates trabalham com foco na musculatura para aumentar a força e a massa magra. Por meio dos aparelhos com molas, bolas, pesos e posturas, utilizando o peso do próprio corpo é possível fazer um trabalho eficiente de resistência muscular. Os alongamentos praticados no Pilates também são muito benéficos pois:

  • colaboram com o alívio das tensões,
  • previnem o encurtamento dos membros,
  • melhoram a mobilidade e favorecem a correção da postura.

Uma coluna bem alinhada e livre de tensões reduz a compressão da vertebra, que auxilia na prevenção de fissuras e pequenas fraturas.

Uma postura mais alinhada e um corpo mais flexível proporcionam um reequilíbrio muscular, aumentam a estabilidade e favorecem o equilíbrio, um fator importante para evitar quedas. Os exercícios do Pilates trabalham o corpo total, de forma global, por isso a atividade não é centralizada em tratar apenas as pernas ou braços mas, em fortalecer todos os membros de maneira equilibrada.

Como qualquer atividade física o Pilates ajuda na oxigenação dos músculos, uma condição natural do corpo quando está em movimento, o que também auxilia na absorção de nutrientes.  

Por isso, alimentação adequada e Pilates formam uma boa dupla para prevenir problemas relacionados à osteoporose e promover mais equilíbrio, mobilidade e segurança.  

Comentários

2020-03-04T11:42:39-03:00