Dentre os diversos tratamentos de pele disponíveis no mercado hoje, o peeling e suas variações são, sem dúvida alguma, as técnicas mais populares. O peeling recebeu este nome por causa do verbo em inglês to peel, que significa descascar ou descamar. Por meio de uma descamação controlada da pele, que pode ser feita com métodos químicos ou físicos, é feita toda a renovação celular. O tratamento é indicado para afinar a pele, clarear manchas, remover sinais de acnes, além de atenuar rugas e linhas de expressão.
Tipos de peeling
O tipo de peeling a ser utilizado varia de acordo com o tipo de pele e do objetivo de cada paciente. No procedimento químico são feitas aplicações de ácidos. Já o físico utiliza produtos abrasivos (cristais de sílica, semente de apricot, extrato de bambú, etc) para estimular a renovação celular . Tratamentos de manchas e melasmas geralmente são procedimentos menos invasivos, que chegam somente à primeira camada da pele, a epiderme. Já no peeling profundo, indicado para a correção de rugas e de sinais de acne, é feito com anestesia e controle de todas as funções do corpo.
O peeling químico pode ser feito com diversos tipos de substâncias. Por exemplo, para uma pele oleosa que passará por remoção de manchas pode ser aplicado o ácido salicílico e/ou tranexâmico. Para pele mista pode ser o ácido glicólico ou para uma pele mais sensível o produto escolhido pode ser o ácido mandélico. Além dos procedimentos físicos e químicos, há um terceiro que utiliza laser. Para pessoas que possuem pele seca, os tratamentos mais comuns são com laser e o peeling de diamante, que promove uma microdermoabrasão.
Cuidados antes e depois do peeling
Para garantir o máximo de eficácia em um tratamento estético com peeling é recomendável tomar alguns cuidados antes e depois do procedimento. Para preparar a pele para a intervenção com métodos químicos, é importante deixa-la bem limpa e desengordurada. Utilizar cremes clareadores alguns dias antes também é uma opção para quem vai fazer o peeling com o objetivo de remover manchas. Após a realização do peeling, o(a) paciente deve usar sabonetes neutros e evitar a exposição ao sol, além de utilizar protetores indicados para seu tipo de pele.
A procura por este tipo de tratamento é maior no inverno por ser uma época de menor exposição ao sol, mas isso não é uma regra. O peeling pode ser feito durante o ano todo, desde que os pacientes tomem os devidos cuidados para o sol não prejudicar no resultado do tratamento.
Atualmente, os tratamentos de pele são muito modernos e as sessões costumam ser rápidas e com o menor desconforto possível. Mas é importante ressaltar que grande parte dos procedimentos estéticos são intervenções médicas, que demandam uma série de cuidados e precauções. Importante também fazer todos os procedimentos em clínicas com profissionais qualificados. Essas atitudes garantem um tratamento eficaz, evitando riscos à saúde.