Existem inúmeros benefícios do Pilates, técnica que procura trabalhar com todas as regiões do corpo. Para quem tem problemas de coluna ou quer preveni-los, essa prática pode ser uma boa alternativa: os exercícios do Pilates são executados com atenção plena ao chamado centro do corpo, ou Power House.
Essa região é a mais profunda do abdômen e é composta por quatro músculos, o transverso, o multífidos, o assoalho pélvico e o diafragma. Esses músculos estão na base da coluna e são os responsáveis por sustenta-la, deixando-a estabilizada, reduzindo a sobrecarga nas vértebras e deixando a coluna alinhada, combatendo a ação da gravidade.
A contração adequada e supervisionada da região abdominal é a base dos exercícios do Pilates. É ela que dará segurança, força e estabilidade para a correta execução dos exercícios evitando qualquer risco de lesão. Isso apresenta um dos benefícios do Pilates, que trabalha ao impactar diretamente a coluna num processo de fortalecimento da musculatura. Quanto mais fortalecida a musculatura, maior será a estabilidade.
Outra parte fundamental no trabalho do Pilates é a respiração. Uma respiração lenta, profunda e consciente alivia todas as tensões musculares. Por isso, a união do fortalecimento do Power House com uma respiração adequada torna a coluna mais saudável, com maior estabilidade e menor sobrecarga. Como o Pilates promove a consciência corporal, seus praticantes incorporam seus princípios no dia a dia, tornando o cuidado com a postura algo natural e cotidiano.
Benefícios do Pilates para diversas patologias na coluna
O Pilates pode ser praticado por um público amplo, dividido em dois grupos:
- Pessoas que não apresentam nenhum problema de postura, mas procuram por uma atividade física regular que ofereça condicionamento físico e trabalhe para deixar a coluna sempre saudável e alinhada;
- Pacientes que já tenham uma patologia instalada e precisam aliviar a dor ou impedir a progressão do quadro.
Desvios de coluna como a cifose, escoliose e lordose podem ser tratados com o Pilates. Durante a infância e a adolescência, a coluna possui maior flexibilidade. Isso torna o tratamento ainda mais benéfico e a chance de cura é quase completa.
Nos quadros mais graves em que o desvio está bastante acentuado, é possível trabalhar o fortalecimento do centro do corpo para interromper o avanço da patologia e aliviar as dores, que são os maiores motivos de queixas. Os exercícios são indicados para recuperação dos movimentos no pós-operatório. Além disso, o Pilates pode ser um aliado da fisioterapia e em processos de reabilitação física.
Fazer uma atividade física com foco na coluna traz benefícios que superam o alívio da dor e das tensões. Ter uma coluna alinhada e fortalecida traz uma série de benefícios, como:
- o aumento da amplitude dos movimentos;
- flexibilidade para o corpo;
- aumento da capacidade respiratória e a oxigenação;
- melhora no funcionamento dos órgãos;
- melhora no equilíbrio e na coordenação motora.
Um dos benefícios do Pilates é trabalhar para garantir uma coluna saudável. Isso reflete em todo o corpo, já que se restaura as diversas funções de forma ampla e integrada.