Pilates para lombalgia fortalece os músculos e previne a dor

O Pilates para lombalgia é recomendado para pacientes que precisam “colocar a coluna no eixo”. Alguns dos fatores que causam a lombalgia são:

• Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Envelhecimento;
  • Doenças como hérnia de disco;
  • Fraturas;
  • Trabalhar por horas seguidos sentado ou em pé com falta de atenção à postura.

Como o próprio nome sugere, a lombalgia é uma dor na lombar. Essa região está localizada na parte inferior da coluna. Ao contrário do que se imagina, ela não é uma doença. Trata-se de um sintoma de algum outro problema que se manifesta com esse tipo de dor.

A lombalgia pode ser causada por infecções, inflamações, hérnia de disco, artroses, desvio de coluna (escoliose) ou má postura. Na maioria dos casos, a origem da dor é desconhecida. O problema ocorre quando há um desequilíbrio entre o esforço e a capacidade física do corpo em suportar a carga. Como exemplo, podemos citar carregar uma sacola pesada, arrumar a casa ou pegar uma criança no colo.

A lombar, composta por cinco vértebras, é a parte mais sobrecarregada da coluna. Nesta região há uma grande concentração do peso corporal. A lombar é “sustentada” pelo PowerHouse. Este termo se refere ao conjunto de músculos que compõe o centro de força do corpo. Fazem parte deste grupo o transverso, multífidos, assoalho pélvico e diafragma. O enfraquecimento da musculatura do PowerHouse reflete diretamente na coluna e causa dores e mal-estar.

Pilates para lombalgia atua no fortalecimento e na prevenção

Após o tratamento inicial com medicamentos, repouso e fisioterapia, é importante priorizar um trabalho de condicionamento físico. Isso evita novas dores lombares – e é aí que o Pilates entra. A modalidade vai atuar diretamente na região do PowerHouse e fortalecer toda essa musculatura. Além disso, o Pilates também restabelece a estabilidade e protege a coluna para a realização das tarefas cotidianas.

A intensidade dos exercícios pode variar de acordo com a gravidade e a complexidade de cada caso. Assim, pode-se optar pelo Pilates Convencional ou pelo Pilates Clínico. Esta segunda modalidade é indicada para pacientes em reabilitação e que têm necessidades mais específicas.

Os exercícios de Pilates, que podem ser feitos no solo ou com aparelhos dependendo da indicação, além de beneficiar o paciente durante as sessões, ainda promovem uma consciência corporal para que ele mantenha a postura alinhada, incorporando novos hábitos saudáveis naturalmente. Pessoas que estão acima do peso ou que desejam uma atividade mais completa também podem optar pelo Pilates integrado que inclui diversos exercícios funcionais, muito eficientes para queimar calorias, e que são realizados com o mesmo acompanhamento e segurançado Pilates tradicional.

Se você suspeita que sua dor nas costas pode ser uma lombalgia procure em primeiro lugar um atendimento médico e para um posterior trabalho preventivo conte com os profissionais da Clínica Ana Zandoná. Faça uma aula gratuita e conheça os benefícios do Pilates para lombalgia.