Pilates é aliado da medicina preventiva

A medicina preventiva começou a ter destaque no país na década de 80 e está recebendo cada vez mais atenção, tanto dos médicos, quanto dos planos de saúde. Em vez de tratar a doença, a medicina preventiva tem o objetivo de evitá-la e possui uma base de ações para cada etapa da vida das pessoas. Hoje, pacientes que enfrentam problemas na coluna e articulações, por exemplo, podem ampliar o horizonte de tratamento além do uso de medicamentos e das sessões de fisioterapia praticando Pilates.

No entanto, é cada vez maior o número de pessoas que procuram os estúdios de Pilates sem apresentar problema algum. Elas apenas buscam um meio de prevenir patologias e dores relacionadas à má postura, desgaste das articulações e enfraquecimento muscular, que são degenerações naturais do corpo causadas pelo avanço da idade. Essa procura tem sido feita de forma espontânea pelos praticantes, mas em muitos casos também por recomendação médica.

Papel do Pilates na medicina preventiva

Centro do corpo e postura

Um dos principais conceitos das técnicas, desenvolvidas pelo alemão Joseph Pilates, é o trabalho com o corpo em sua totalidade. Um de seus fundamentos é fortalecer a região do abdômen, o centro do corpo. Essa região é a base da coluna que, uma vez fortalecida, vai evitar o desgaste das vértebras, contribuir com o alinhamento da postura e, assim, evitar patologias, como a escoliose, cifose e lordose. Esses desvios vão comprometendo a mobilidade gradualmente, além de provocar as chamadas dores nas costas.

Fortalecimento da musculatura

Da mesma forma, são trabalhadas as outras partes do corpo para interromper o processo de perda de massa muscular, passando a aumentá-la para fortalecer toda a musculatura. Músculos mais fortes são vitais para a prevenção de quedas, muito comuns principalmente entre os idosos, e de lesões que, a depender do quadro, podem tornar o dia a dia mais limitado ou até ser uma causa de incapacitação.

Alongamento

Os alongamentos, que são trabalhados de forma intensa no Pilates, contribuem com o aumento da flexibilidade, que também é reduzida com o passar do tempo. Um corpo mais alongado e flexível ajuda a prevenir o encurtamento dos movimentos, garantindo amplitude e mobilidade para executar várias tarefas, trabalhar, cuidar da casa e praticar esportes. Os alongamentos, aliados a uma respiração consciente e profunda, são uma fonte poderosa de relaxamento e bem-estar para evitar o estresse.

Combate ao estresse

São muitos os reflexos que o estresse pode causar na condição física das pessoas. O cortisol, também conhecido como hormônio do estresse, pode desencadear uma série de problemas, como a pressão alta, perda de massa muscular, perda de memória, insônia, entre outros. Por isso, o equilíbrio entre corpo e mente proposto pelo Pilates atua de forma completa para proporcionar mais saúde, física e mental.

Viu quantos problemas podem ser evitados com a prática do Pilates? Por apresentar todos esses benefícios o Pilates está se tornando um aliado cada vez mais importante da medicina preventiva e tem sido recomendado pelos médicos para evitar o aparecimento de diversas patologias. Se o seu objetivo é manter as dores e limitações físicas bem distantes, inclua uma rotina de treinos de Pilates no seu dia a dia e viva melhor.   

Comentários

2019-02-04T10:19:54-02:00