Má postura prejudica sua saúde. Saiba como evitar

A má postura não causa problemas apenas para a coluna. Entre as recomendações frequentes para viver mais e melhor sempre estão ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios, não fumar, etc. Mas ter uma atenção especial com a postura e manter a coluna sempre alinhada também é um fator importante para a prevenção de doenças e para chegar à idade avançada com qualidade e independência. A má postura pode interferir no funcionamento de diversos órgãos. A cifose (aparência corcunda com a cabeça projetada à frente) e a escoliose (curvatura da coluna em formato de S) podem prejudicar a respiração porque limitam a movimentação dos pulmões, o que aumenta o risco de um quadro de pneumonia.

Por isso, tão importante quanto ter os exames de sangue em dia é prestar atenção na coluna e evitar conviver com a má postura. Confira algumas recomendações para cuidar bem da coluna e evitar patologias.

Combatendo à má postura

Praticar atividades físicas

Atividade física é uma das maiores aliadas da coluna. Uma vida sedentária causa, com o avanço da idade, perda de força muscular, falta de equilíbrio e redução da densidade dos ossos. Todos esses problemas contribuem para desalinhar a coluna. Engana-se quem pensa que praticar um exercício físico significa passar horas na academia. 40 minutos de atividade em quatro dias da semana já são suficientes para melhorar a saúde. Se puder intercalar exercícios aeróbicos (caminhada, corrida) com outros de força (musculação, Pilates) os resultados serão ainda melhores.

Usar corretamente o celular

A cena é recorrente: pessoas olhando para baixo vidradas no celular. Sem perceber, elas passam longos períodos com a cabeça abaixada, o que sobrecarrega a cervical. A dor atrás do pescoço pode irradiar para os ombros e os braços e ter reflexos em toda a coluna, podendo ser uma das causas até de hérnia de disco. Por isso, procure manter a coluna ereta e posicionar o celular na altura dos olhos.

Não ficar sentado o tempo todo

Passar horas sentado trabalhando no computador ou assistindo televisão, além de comprimir o corpo e prejudicar a passagem dos nutrientes pelos órgãos, ainda afeta a coluna, principalmente se a pessoa tiver uma má postura. Faça pequenas pausas e alongamentos para aliviar os músculos.

Fazer exercícios com foco na postura

Como já foi dito, todos os exercícios físicos são benéficos para a coluna, mas há técnicas específicas com foco no alinhamento e que evitam a má postura. Uma delas é o Pilates. O método trabalha o centro do corpo, fortalecendo a base da coluna, o que contribui para mantê-la alinhada e sem tensões. Os exercícios podem ser feitos no solo ou em aparelhos. Outra técnica recomendada é a reeducação postural global, RPG. Nesta prática, o profissional vai alongando os músculos do paciente com as mãos para organizar o corpo como um todo.

Se exercitar corretamente

A atividade física só é saudável se praticada de forma correta. Tenha sempre o acompanhamento de um profissional e não se aventure em exercícios novos por conta própria. Exercícios feitos de forma inadequada podem sobrecarregar ainda mais a coluna, causando dores e lesões.

Comentários

2019-11-11T13:48:19-03:00