Reeducação postural com pilates na terceira idade

Sedentarismo, obesidade e a falta de atenção à postura. Esses são alguns fatores que podem abrir caminho para patologias que se agravam com o avanço da idade. Alguns exemplos são dores no joelho, ombros e quadril. Porém, a que gera mais queixas é a dor nas costas. Com o Pilates, é possível se livrar das dores ou minimizá-las com um trabalho de reeducação postural.

Não adotar uma postura correta para as atividades diárias pode provocar diversos tipos de desvios na coluna, como:

  • Lordose, que aumenta a curvatura na região lombar e pode ser causada por uma musculatura fraca ou abdômen protuberante,
  • Cifose, geralmente consequência de má postura ou de doenças como a osteoporose e
  • Escoliose, uma curvatura acentuada na lateral da coluna.

Esses desvios podem sobrecarregar as articulações, como os ombros e joelhos. Eles também têm impacto no quadril, nos braços e nos pés. O ideal é atuar na prevenção destas patologias cultivando hábitos saudáveis desde cedo, mas se o problema já está instalado, aderir a um treino de pilates é uma ótima alternativa para viver após os 60 anos com mais energia e disposição.

Reeducação postural com pilates

Primeiro, é fundamental procurar por profissionais especializados, de preferência fisioterapeutas, para que os exercícios sejam executados de forma correta e eficaz. O pilates trabalha a reeducação postural com várias bases, entre elas está o fortalecimento dos músculos do centro de força do corpo (o Power House) na região do abdômen. Esse trabalho é fundamental para atenuar a sobrecarga da coluna e torná-la mais leve. Os movimentos do pilates são extremamente precisos e focados em regiões específicas sem gastos desnecessários de energia. Durante as sessões, o controle da respiração também é priorizado para estabilizar a região lombar e relaxar a musculatura.

Pilates associado a outras técnicas

Para trabalhar o corpo de forma mais abrangente o pilates integrado tem sido uma opção cada vez mais procurada. O pilates pode ser associado ao método alemão Five Konzept, que utiliza equipamentos diferenciados para a execução de exercícios de sustentação. O método é ideal para o tratamento da dor, reabilitação física, recuperação pós-operatória, etc. Uma das vantagens é a rapidez do processo, já que de duas a três sessões já é possível sentir alívio significativo das dores.

O treinamento funcional é outro complemento que aumenta a força muscular, melhora a flexibilidade, a capacidade respiratória e a coordenação motora. Com aulas dinâmicas e variadas, o treinamento funcional, além de auxiliar na reeducação postural, também contribui para o emagrecimento.

Quer aproveitar a terceira idade com mais energia e vitalidade? Marque uma aula gratuita na Clínica Ana Zandoná e se surpreenda com os benefícios do pilates.

Se você quer conhecer outros benefícios do Pilates, confira nossos posts:

Comentários

2018-02-02T17:37:15-02:00