Pilates para hérnia de disco alivia os sintomas e a dor

Para os pacientes diagnosticados com hérnia de disco, o Pilates é uma ótima opção. Essa atividade é recomendável no combate às dores e para manter a coluna livre de desconfortos durante as atividades diárias. A hérnia de disco representa mais de 90% dos casos de doenças relacionadas à coluna. Trabalhar por horas na frente do computador ou praticar uma atividade física sem orientação podem causar esta doença. Hoje, mais de 5 milhões de brasileiros são afetados pela hérnia de disco.

Entre cada vértebra da coluna há uma estrutura fibrosa e cartilaginosa que contém um líquido gelatinoso em seu interior. Essa estrutura é conhecida popularmente como o disco da vértebra. O desgaste desse disco vai alterando toda essa estrutura causando lesões cuja gravidade pode variar caso a caso. O núcleo do disco funciona como um amortecedor. Ele é importantíssimo porque protege a coluna da pressão sofrida enquanto o corpo se movimenta.

Pilates para hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema muito sério. Quando diagnosticado, deve ser tratado com o máximo de rigor por todos os profissionais envolvidos. Quando diagnosticado, o médico encaminha o paciente para um trabalho de fisioterapia ou Pilates. Antes de iniciar a atividade, é preciso avaliar o estado de saúde do paciente. Com o profissional escolhido, deve-se elaborar um plano gradual de aumento do esforço para que a terapia gere resultados. A prática pode ser iniciada com exercícios respiratórios, que aumentam a consciência corporal e promovem o relaxamento. Em seguida, pode-se fortalecer a musculatura da região abdominal, principalmente o transverso e o multífidos. Esses músculos são responsáveis pela estabilidade da coluna.

Com o passar do tempo, o paciente estará com os músculos mais fortes e a coluna mais alinhada. A partir daí, será possível aumentar o nível de esforço e realizar exercícios voltados para o condicionamento físico. Pessoas com histórico de lesões na coluna devem procurar uma atividade física supervisionada por um profissional. O Pilates é recomendado justamente por ser feito de forma acompanhada e personalizada.

Benefícios do Pilates

Todas as sessões de Pilates são realizadas com o acompanhamento do profissional. O professor acompanha o praticante e garante que a coluna esteja alinhada e que as contrações sejam executadas adequadamente.

Para tratar a hérnia de disco, o Pilates é uma ótima opção para atender as necessidades do paciente. A atividade ajuda a normalizar a rotina após a alta médica e não deve ser parada. O paciente também pode conhecer o Pilates funcional. Nesta modalidade, é continuado o trabalho de fortalecimento com um treino dinâmico e que traz outros benefícios, como o emagrecimento.