Que o Pilates é uma alternativa para várias patologias, estamos cansados de saber. O desvio na coluna é um exemplo. Ela pode causar de uma simples dor nas costas até a necessidade de intervenção cirúrgica. A origem deste problema pode estar relacionada à falta de atenção à postura. Manter a coluna alinhada durante as atividades cotidianas é um desafio que passa despercebido. Repare como você senta para trabalhar ou o seu filho senta para estudar. Ele se senta adequadamente? E quando está em pé? A coluna está alinhada ou apresenta um aspecto corcunda?
O desvio de coluna se apresenta em diversas patologias. Na cifose ocorre um aumento da curvatura na região torácica. O paciente fica com uma aparência corcunda. A cifose pode se agravar na terceira idade e acomete principalmente as mulheres. Já a lordose provoca aumentos na curvatura na região cervical, do pescoço, ou da lombar. Finalmente, a escoliose, um dos principais motivos de queixas, é um desvio na coluna que afeta a parte lateral tomando a forma da letra “S”. Esses são alguns exemplos de desvios da coluna que podem ser causados pela má postura, como citado anteriormente, ou por outros fatores, como obesidade, sedentarismo e fadiga muscular. A coluna desalinhada também é fonte de dores no pescoço e nos ombros, por exemplo. Por isso, é uma parte do corpo que requer bastante atenção.
Desvio de coluna pode ser tratado com Pilates
O Pilates pode fazer parte do tratamento clínico para aliviar as dores e impedir a progressão do desvio de coluna. Um dos princípios do Pilates é o foco no centro de força do corpo, na região abdominal. Seus exercícios fortalecem toda essa musculatura, que é responsável pela sustentação e estabilização da coluna. Outro princípio, a respiração, faz todo o trabalho de relaxamento e contribui com a estabilidade das regiões lombar e pélvica. O resultado é uma coluna livre de sobrecarga, mais alinhada, com músculos fortalecidos e mais flexíveis.
A concentração nos movimentos ainda contribui para que os benefícios do Pilates extrapolem os treinamentos no estúdio. As sessões trabalham o foco na consciência corporal provocando uma mudança de atitude do paciente, que associa todo esse aprendizado aos hábitos cotidianos. Após algumas sessões você estará naturalmente mais atento à sua postura, sem esforço.
Esse trabalho pode ser ainda mais completo com o Pilates Integrado, que reúne o Treinamento Funcional. Esta é uma técnica alemã extremamente eficiente para a perda de peso e condicionamento físico.
Assim, o Pilates é indicado para tratar e prevenir problemas associados ao desvio de coluna. Praticar a atividade traz mais disposição e energia para viver livre das dores e com mais vitalidade.
As fisioterapeutas da Clínica Ana Zandoná têm experiência no tratamento de desvio de coluna utilizando as técnicas de Pilates. Marque uma aula experimental gratuita e aproveite.