Pilates para a postura pode contribuir para realinhar a coluna. Isso faz com que o praticante dê a merecida atenção a um sistema importantíssimo para o organismo.
A postura, muitas vezes negligenciada durante as atividades cotidianas, é um conjunto que envolve os sistemas nervoso e locomotor. Ela permanece em constante “combate” contra a força da gravidade para manter o corpo humano equilibrado. Nem sempre nos lembramos de sentar com a coluna ereta ou dirigir com o banco ajustado de forma ergonômica.
Essa falta de atenção faz com que a coluna empregue, diariamente, uma quantidade de energia extra para nos manter equilibrados. Além de provocar desconforto, essa ação pode ser responsável por desvios na coluna, como a Escoliose, Cifose ou Lordose. Esses desvios, se detectados de forma precoce e contarem com um tratamento profissional, podem ser reversíveis. Já nos quadros mais graves em que o desvio está estruturado, ou seja, em estágio mais avançado, a coluna simplesmente perde a flexibilidade para “voltar” à posição original. Nesses casos, o(a) paciente deve fazer uma terapia constante com fisioterapia, Pilates ou RPG para reforçar a musculatura e conviver com a patologia aliviando seus sintomas.
Além da falta de atenção à postura, outros fatores também podem tirar a coluna do eixo. A obesidade altera o centro de gravidade do corpo sobrecarregando as vértebras. O sedentarismo e o farto acesso a recursos, tecnológicos que permitem realizar diversas atividades sentado(a), reduziu a movimentação da população de forma geral, uma outra forma de impacto na postura.
Portanto, a postura correta é o grande meio de prevenção de lesões e deformidades na coluna porque protege todas as estruturas que dão suporte ao corpo.
Pilates para a postura alinhada e em equilíbrio
Um dos principais objetivos do Pilates é promover o realinhamento da postura de seus praticantes. Para chegar a essa meta, é feito todo o fortalecimento da região abdominal, chamada de PowerHouse. Quando fortalecidos, esses músculos oferecem uma base mais firme para a coluna, evitando a sobrecarga das vértebras. Outra parte fundamental da atividade é o controle da respiração e o aumento da consciência corporal. A concentração em uma respiração profunda relaxa as tensões e é fundamental para ativar toda a energia do PowerHouse. Essa ação garante a eficiência na execução dos movimentos, com menos sobrecarga e menor risco de lesões.
Pessoas que têm dificuldades em manter a postura alinhada por conta do sobrepeso também podem aderir ao Pilates funcional. A atividade também queima calorias em treinos dinâmicos e que mudam a cada aula. Isso faz com que o Pilates para a postura seja cada vez mais procurado como uma terapia ou atividade física.
Procura Pilates para a postura ideal? Faça uma aula gratuita na Clínica Ana Zandoná e conheça as formas de prevenção dos problemas de coluna.