Pilates no tratamento da hiperlordose lombar

O Pilates pode melhorar a qualidade de vida para quem tem problemas de coluna, entre eles a hiperlordose lombar. Esta patologia provoca uma curvatura acentuada na coluna para a parte interna do corpo na região lombar. Pessoas afetadas por esta hiperlordose geralmente sentem dor na região lombar, têm o abdômen projetado mais para frente, redução da flexibilidade da coluna e, no caso das mulheres, esse desvio pode aumentar as celulites nas nádegas.

Permanecer sentado por muito tempo, não praticar exercícios, fumar, estar acima do peso ou apresentar quadro de osteoporose são algumas causas da hiperlordose lombar. Obesidade e gravidez, por exemplo, alteram o centro de gravidade do corpo e impactam a coluna. A falta de atenção com a postura e o sedentarismo agravam a curvatura da coluna provocando os desvios. Movimentos repetitivos, músculos enfraquecidos, hérnia de disco, má postura e lesões também podem causar a hiperlordose lombar.

Pilates e a hiperlordose lombar

Pessoas que sofrem com os efeitos da patologia ou querem prevenir problemas de coluna encontram no Pilates um grande aliado. A coluna precisa de movimento para se manter saudável, mas, principalmente para quem já tem a doença instalada, os exercícios físicos devem ser feitos da forma correta para não provocar lesões ou piorar o quadro de saúde.

O Pilates atua com intensidade na região do abdômen, chamada de centro do corpo. Fortalecer esta região, que é a base de toda a estrutura da coluna, é fundamental. Essa musculatura fortalecida alivia toda a sobrecarga na coluna, reduzindo as dores para quem sofre com a hiperlordose. O Pilates conscientiza o paciente a ter controle sobre sua postura, por isso os benefícios vão além das sessões, já que as mudanças de hábito vão sendo incorporadas ao dia a dia durante a realização de diversas tarefas, seja em casa, no trabalho, ao dirigir, etc.

À medida que a coluna vai realinhando, os grupos musculares vão se tornando mais relaxados e mais estáveis, o que aumenta o conforto e a naturalidade do paciente para manter a postura correta. O trabalho do Pilates não se restringe à coluna. Os alongamentos, feitos no solo ou nos equipamentos, são feitos envolvendo todos os músculos, o que aumenta a flexibilidade e a força. O corpo em harmonia não é benéfico apenas para reduzir os sintomas da hiperlordose lombar, mas garante uma sensação de bem-estar de forma geral.

Não só a hiperlordose, mas diversas outras patologias na coluna são cada vez mais motivo de queixas nos consultórios por conta das mudanças no estilo de vida. Cifose, escoliose, lombalgias e outros problemas afetam a coluna e podem provocar restrição na mobilidade, dores intensas, perda de flexibilidade e equilíbrio.

O tratamento para estas patologias não é necessariamente cirúrgico e pode ser feito à base de medicamentos, fisioterapia, uso de coletes, entre outros. O Pilates também pode ser integrado à terapia ou ser recomendado após liberação médica para se tornar uma prática de exercícios contínua, que vai evitar novas crises, melhorando a postura e, consequentemente, a saúde da coluna.  

Comentários

2019-10-09T14:17:36-03:00