Durante a sessão de Pilates, a respiração exige uma grande atenção. Afinal, ela é o pilar que vai garantir a eficiência e o resultado em todos os exercícios. Neste artigo, vamos apresentar alguns dos benefícios da respiração durante a prática do Pilates. Confira!
Respiração no Pilates e relaxamento
Um dos primeiros benefícios é o relaxamento. Uma forma de aliviar as tensões e retomar o equilíbrio natural do corpo é respirar de forma consciente e profunda. Se você fizer esse exercício em casa, já vai perceber como você vai relaxar. Com o Pilates, a respiração ajuda a relaxar os músculos e cada membro do corpo.
Os benefícios da respiração nos exercícios
Outra função é potencializar os benefícios dos exercícios. A respiração correta e coordenada com os movimentos promove a oxigenação dos músculos. Consequentemente, isso contribui para aumentar o controle da musculatura envolvida e a eficiência dos exercícios.
Além disso, a respiração é muito importante no trabalho feito com a região do abdômen. Para executar os movimentos do Pilates, é necessário fazer a correta contração da região abdominal. Essa região é denominada PowerHouse ou centro da força. Ela é composta pelo transverso do abdome (TRA), multifídios, assoalho pélvico e diafragma.
A respiração adequada e o fortalecimento da região abdominal têm impacto direto na coluna. Essa musculatura mais forte irá aliviar a pressão nas vértebras e deixar a postura mais alinhada.
Outros benefícios
Além de prevenir ou aliviar patologias na coluna, o Pilates ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A respiração correta é um meio poderoso para evitar diversos tipos de problemas. Alguns deles podem ser gastrite, enxaqueca e as doenças respiratórias que atacam no inverno. A expiração elimina toxinas do corpo e a oxigenação aumenta a energia. Tudo isso contribui para o aumento da disposição e do equilíbrio das funções dos órgãos.
A respiração também é uma grande aliada para espantar o estresse. Em momentos de descontrole emocional, você já ouviu a expressão contar até dez? O Pilates promove esse controle e consciência corporal e essas práticas acabam fazendo parte do dia a dia. Para voltar ao estado natural após alguma situação desagradável, respirar profundamente é uma boa maneira de restabelecer a tranquilidade.
Mais importante do que ter consciência do papel da respiração no Pilates é conhecer a forma correta de respirar. Cada pessoa tem o seu padrão de respiração e ele muda o equilíbrio da força e a elasticidade muscular. Por isso, é fundamental identificar esse padrão, que pode ser torácico, clavicular ou abdominal e fazer as adaptações necessárias. Uma delas é verificar a mobilidade do tórax do praticante. Para isso, observa-se se as paredes se movem para a frente, para trás e para os lados. Se isso não ocorrer da forma esperada, é possível fazer exercícios para aumentar essa mobilidade.
A respiração é involuntária e passa despercebida ao longo do dia. Porém, ter consciência de sua importância e estar atento(a) para sua correta execução é uma poderosa ferramenta. Os impactos positivos para todo o corpo pode fazer a diferença para viver com mais energia e vitalidade.