Pilates: uma atividade eficaz para combater o estresse

Um estudo da International Stress Management Association (Isma) revelou que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Na pesquisa, nós só perdemos para o Japão. Algumas das causas do stress são sobrecarga no trabalho, trânsito caótico, término de relacionamento e violência urbana. Se deixar tomar pelo estresse pode dar origem a sérios problemas de saúde, que irão comprometer ainda mais o bem-estar. E você sabe como o Pilates pode te ajudar a combater este problema? Continue lendo o nosso post e, ao final, agende a sua aula gratuita!

O que é o estresse?

Conhecido como hormônio do estresse, o cortisol é o gatilho para os sintomas deste problema. As glândulas suprarrenais aumentam a produção deste hormônio de forma natural e saudável em situações como:

  • Ao acordar;
  • Durante a prática de atividade física;
  • Em situações de tensão em que é preciso ter uma reação rápida.

No entanto, pessoas afetadas pelo estresse têm esses níveis elevados de forma prolongada. O aumento na produção de adrenalina e noradrenalina pelas glândulas como consequência da elevação do cortisol causa o seguinte no seu corpo:

  • alteração na frequência cardíaca;
  • estreitamento dos vasos sanguíneos;
  • redução na produção de insulina, uma vez que o açúcar tem que estar disponível para os músculos.

Tudo isso tem como consequência o desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade e até mesmo do diabetes.

O Pilates para combater o estresse

Para prevenir o estresse ou atenuar seus sintomas, praticar uma atividade física é o melhor remédio. Entre as opções o Pilates se destaca por mexer com o corpo, proporcionar relaxamento e uma nova forma de viver. Um dos pilares para o sucesso de seus exercícios é o controle da respiração. O hábito de respirar de forma consciente e profunda beneficia os músculos com a oxigenação e contribui para relaxar e aliviar as tensões. Outra vantagem do Pilates é respeitar as limitações e o ritmo de cada praticante. Assim, a força e a intensidade vão sendo elevadas de forma gradual, sem pressão.

Apesar de toda a suavidade envolvida em uma sessão, o Pilates é uma atividade física intensa. Os exercícios fortalecem o centro do corpo e tonificam os músculos. Se a opção for pelo Pilates funcional, a atividade fica mais completa. Assim, ela também te auxilia na perda de peso e ganho de massa muscular. A atenção à respiração é necessária para executar os exercícios. Com o passar do tempo, essa consciência extrapola a sessão no estúdio e faz parte do dia a dia. Os praticantes incorporam os hábitos e buscam para o cotidiano um corpo sempre relaxado e livre de tensões.

Outros problemas combatidos com o Pilates

Não é só o estresse que pode ser deixado de lado com o Pilates. Outros problemas que podem ser prevenidos ou tratados parcialmente com o Pilates são:

  • ansiedade
  • depressão
  • fadiga crônica
  • síndrome do pânico
  • irritabilidade.

Dedicar algumas horas da semana para os treinos de Pilates é aliar relaxamento à atividade física. A atividade também te ajuda a tornar sua autoestima mais elevada e viver com um corpo mais saudável. A prática te ajuda a tomar decisões com mais serenidade e garantir condutas mais tranquilas diante das dificuldades que vão surgindo. Para viver com mais harmonia e conhecer os outros benefícios do Pilates, agende agora mesmo a sua aula experimental clicando aqui.

Comentários

2018-03-12T16:39:06-03:00