Benefícios do Pilates para realinhar a postura

A correção da postura está entre os principais benefícios do Pilates para os seus praticantes. Ter uma coluna alinhada, livre de desvios, não deve ter apenas objetivos estéticos. Essa opção leva em conta a melhora na saúde de forma geral.

As teorias do Pilates indicam a coluna como eixo do corpo. Qualquer desequilíbrio nesta estrutura pode prejudicar a respiração, circulação sanguínea ou limitar os movimentos. O Pilates pode ser uma ótima opção para quem quer prevenir esses desvios ou interromper a evolução de uma patologia.

Exercícios e benefícios do Pilates para a postura

O foco do Pilates é fortalecer a musculatura do centro do corpo, o PowerHouse. Essa região é composta por músculos do abdômen (transverso do abdome, TRA, e multífidos), pelo diafragma e pelo assoalho pélvico. A concentração nos movimentos da musculatura abdominal garante a execução dos exercícios de forma segura e sem risco de lesões. Outra técnica utilizada pelo Pilates para alcançar esse resultado é com a respiração. Ela deve ser trabalhada de forma consciente, com atenção plena ao inspirar e expirar.

Os músculos do abdômen são a base que sustenta a coluna vertebral. Quando fortalecidos, eles aliviam a sobrecarga nas vértebras. A respiração profunda e adequada promove o relaxamento de toda a musculatura, reduz as tensões e aumenta a flexibilidade.

Os benefícios do Pilates aliado ao RPG

Outra forma de aproveitar ainda mais os benefícios do Pilates é alinhar a atividade com sessões de RPG (Reeducação Postural Global). Segundo a fisioterapeuta Ana Zandoná, o Pilates trabalha alguns aspectos da musculatura que são essenciais para a validação do RPG.

“Durante as sessões de Pilates, preparamos o paciente para trabalhar as posturas estáticas do RPG”, ela explica. “É muito interessante conciliar uma vez por semana o RPG e um ou outros dois dias o Pilates Clínico”.

A fisioterapeuta comenta que o Pilates Clínico oferece exercícios dinâmicos e fortalecimento da musculatura profunda. Como benefícios do Pilates aliados ao RPG, podemos citar uma otimização do tratamento, tornando o processo muito mais confortável para o paciente.

Dicas para manter a coluna saudável

Ana Zandoná também explica que é importante prestar atenção na postura e realizar exercícios para proteger a coluna durante as atividades cotidianas desde o momento em que acordamos. Algumas das dicas que ela citou para manter uma coluna mais saudável são:

Ao se levantar

“Ainda deitado procure se espreguiçar e, ao levantar da cama, vire de lado para evitar qualquer dor súbita”.

Serviços domésticos

“Ao lavar louça ou passar roupa, é importante observar se a coluna está curvada para reposicioná-la de forma a ficar ereta. Utilize uma vassoura com cabo longo que possibilite manter a coluna alinhada enquanto varre ou passa o rodo”.

Assistir televisão

“Se jogar no sofá pode ser incrivelmente relaxante. Porém, para manter a postura correta o ideal é sentar-se em uma cadeira ou poltrona confortável e que possibilite manter os joelhos flexionados, os pés no chão e o bumbum apoiado nos ísquios (os ossos das nádegas)”.

Dirigir

“Antes de dar a partida no carro, ajuste o banco para manter o alongamento da coluna e apoie bem o bumbum sobre os ísquios. Evite se curvar para a frente, virar a cabeça para trás e esticar o braço para pegar objetos no banco traseiro”.

Trabalhar e estudar

“Ao carregar bolsas e mochilas, é importante distribuir o peso para não sobrecarregar uma parte do corpo. Mochilas devem estar com uma alça em cada ombro para equilibrar o peso. As bolsas femininas também podem ser inimigas da boa postura, principalmente se estiverem muito pesadas. Para quem trabalha com o computador, verifique se o monitor está na altura dos olhos e os pés apoiados no chão ou em alguma plataforma. Para utilizar o mouse, o braço e o cotovelo devem estar apoiados sobre a mesa. Não se esqueça de fazer pequenas pausas ao longo do dia para espreguiçar e alongar, aliviando as tensões nas articulações”.

Comentários

2018-01-30T14:50:13-02:00