Entre os cinco grupos de vértebras da nossa coluna, há um que se chama torácico e está localizado na região do tronco, abaixo da cervical, que fica atrás da cabeça e pescoço. O grupo torácico é naturalmente curvado, mas quando há uma alteração que acentua essa curvatura, a coluna adquire uma aparência que chamamos popularmente de corcunda. Neste quadro, os ombros fazem uma rotação para dentro e o pescoço acaba se projetando a frente, ou seja, a curvatura reflete em outros membros provocando dores e comprometendo a mobilidade.
Causas da hipercifose torácica
Há diversas causas para a hipercifose torácica, que podem ser incluídas em três categorias:
Patológicas
O paciente já tem a coluna curvada como consequência de doenças congênitas ou adquiridas, como a osteoporose.
Traumas
Fraturas causadas por acidentes ou quedas.
Postura
O descuido com a postura é uma das maiores causas do desvio na coluna. Pessoas que ficam sentadas por horas seguidas, como secretárias, estudantes ou quem trabalha no computador, assim como dentistas e manicures, por exemplo, que curvam a coluna o tempo todo podem enfrentar a deformidade. O celular atualmente também é considerado um grande vilão porque, via de regra, as pessoas o utilizam olhando para baixo, o que prejudica a manutenção da boa postura e abre caminho para a hipercifose torácica.
Hipercifose torácica e Pilates
O Pilates pode fazer parte do tratamento para reduzir os sintomas incômodos da hipercifose torácica, como:
- fadiga
- dor
- enfraquecimento muscular
- rigidez na coluna
Pessoas que apresentam essa curvatura possuem os músculos peitorais encurtados e os ombros rotacionados para dentro. A coluna torácica fica mais rígida e o quadril geralmente também é afetado se tornando mais enfraquecido.
Na sessão de Pilates são feitas diversas posturas que alongam diversos conjuntos musculares para proporcionar maior flexibilidade e mobilidade. Os ombros podem ser trabalhados com exercícios em que o paciente abre os braços esticando uma faixa mantendo a coluna reta. Este tipo de exercício fortalece os músculos das costas e alonga os peitorais.
Também é possível se exercitar com os ombros nos equipamentos com as molas, em que os braços são esticados contribuindo para alongar a região do peitoral.
Um aspecto importante em um treino de Pilates é o fortalecimento da região abdominal, o chamado centro do corpo. Fortalecer essa região não é recomendado apenas para os quadris, que geralmente ficam enfraquecidos com a hipercifose torácica, mas também por ser a base da coluna vertebral. Uma vez fortalecida, a região do abdômen evita a sobrecarga da coluna e facilita o trabalho de reeducação postural.
Como a atenção à postura é uma das bases para executar os exercícios do Pilates com eficiência, o paciente adquire naturalmente o hábito de manter a coluna sempre alinhada, o que potencializa os ganhos obtidos durante as sessões.
É importante destacar que o tratamento da hipercifose com Pilates deve ser contínuo e os resultados podem levar algumas semanas para aparecerem, por isso disciplina e foco são fundamentais. Toda a dedicação será recompensada com uma postura mais alinhada e livre dos incômodos causados por uma coluna curvada;