Como não desistir dos exercícios (nem do Pilates)?

Muita gente já passou por essa situação: desistir dos exercícios físicos. No começo é aquela empolgação com a academia ou com o estúdio de Pilates, mas o tempo vai passando, a rotina de exercícios vai cansando e quando você percebe o repertório de desculpas está vasto para desistir e voltar ao sedentarismo. Saiba que essa preguiça para fazer exercícios é normal e tem origem no homem das cavernas. Os primitivos tinham que poupar o máximo de energia possível porque o acesso ao alimento, o sucesso na caça, era sempre incerto. Mas é importante vencer esse instinto e praticar alguma atividade física para manter o corpo saudável.

Como não desistir dos exercícios? Dicas!

Pequenas metas

Perder dez quilos é uma meta de longo prazo, que leva muitas semanas para ser cumprida, o que acaba provocando a desistência rápida dos exercícios. Em vez disso, trabalhe com pequenas metas, como perder um quilo por semana ou a cada quinze dias. Ao notar que semana a semana a meta vem sendo cumprida, é mais fácil levar o programa de exercícios adiante.

Exercícios mais dinâmicos

Em uma sessão de Pilates, por exemplo, avalie com o instrutor a possibilidade de alternar treinos de força com uma atividade aeróbica. Pode ser um pouco de bicicleta ergométrica, um circuito, uma corrida leve, enfim, procure variar o repertório de exercícios para as atividades se tornarem mais dinâmicas e divertidas.

Procurar companhia

Fazer os treinos com aquela amiga de longa data ou com a vizinha que você se dá bem é uma ótima maneira de manter a disciplina. Se a academia do seu amigo for próxima da sua casa e tiver o preço acessível, vale a pena mudar e ganhar uma companhia. Assim, um estimula o outro e ainda colocam a conversa em dia.

Fone de ouvido mode on

Aproveite enquanto treina para ouvir suas músicas preferidas. O treino pode ser um momento só seu para fazer o que gosta. Hoje muitas empresas de mídia disponibilizam podcasts, uma versão moderna dos programas de rádio, com uma ampla variedade de assuntos. Portanto, o momento do treino pode ser aquele tempinho precioso para ouvir música ou se manter informado.

Celebrar as conquistas

Conseguiu perder dois quilos? Pegue no armário aquela calça mais antiga e confira se pode usá-la novamente. Comparar as roupas com a nova fase é uma ótima maneira de manter a motivação para ir à academia.

Anotar os resultados

Quando você entrou na academia mal fazia cinco abdominais e agora faz 50 com o pé nas costas? Anote em um bloco, no celular ou então faça um vídeo desse prodígio. Anote os números das roupas que passou a usar. Quando o desânimo bater, dar uma olhada no bloquinho pode fazer você calçar os tênis e seguir adiante.

Recompensas

Sabe aquela roupa que você namora há tempos na vitrine ou um equipamento eletrônico que deseja comprar? Estipule uma meta e, se alcançá-la, se presenteie com um mimo, mas atenção: não use comidas como recompensa para não perder o foco.

Comentários

2019-12-20T11:32:08-03:00