Pilates

Pilates 2017-08-29T14:01:27-03:00

Joseph Hubertus Pilates, idealizador do Pilates, trouxe para o mundo, em 1920, a mais completa forma de condicionamento físico, alinhamento postural e equilíbrio mental, além de ser um método totalmente indicado para a reabilitação do corpo. Os exercícios realizados combinam corpo e mente, priorizam a isometria e a execução perfeita, deixando de lado os moldes repetitivos dos aparelhos encontrados em academias. Aqui, o importante é pensar o exercício, executá-lo da melhor maneira e aperfeiçoar a prática aos poucos, sempre com calma, equilíbrio e harmonia.

O Pilates focaliza o aumento da flexibilidade e a força muscular. Para isso, segue alguns princípios básicos da anatomia humana: centro de força, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez. Os especialistas afirmam que esse conjunto de fatores, trabalhados nos exercícios, auxiliam no controle dos movimentos do corpo, melhoram a consciência corporal e relaxam a mente, resultando no bem-estar do praticante da atividade.

O método é indicado para todas as idades, uma vez que o profissional faz uma avaliação prévia para direcionar cada indivíduo de acordo com as suas necessidades, considerando força, condicionamento físico e qualquer patologia existente.

1
2
3

Benefícios

  • Corrige a postura;
  • Aumenta a resistência e a flexibilidade;
  • Ganho de força muscular;
  • Melhora a coordenação motora e a capacidade respiratória;
  • Aumento da concentração, unindo corpo e mente;
  • Alivia as tensões, estresses e dores crônicas;
  • Promove o controle e a consciência corporal;
  • Melhora o alongamento;
  • Relaxa a mente e eleva a autoestima;
  • Resultado estético em pouco tempo.

Como é uma aula de Pilates?

Sempre montada de maneira especializada para cada aluno, a aula de Pilates conta com aparelhos modernos feitos de madeira, molas e elásticos, além de bolas e acessórios variados. Os exercícios são sempre realizados em poucas repetições, priorizando o alinhamento do corpo e a execução perfeita: esse é o diferencial do método.

Vale lembrar que todos os aparelhos são destinados para praticar todos os membros e as alternativas de exercícios são variadas, indo de acordo com o nível de cada aluno. No Pilates, o trabalho envolve braços, pernas, tronco e coluna como um só conjunto, fortalecendo a musculatura e equilibrando corpo e mente.

Modalidades das aulas

As aulas são pensadas de modo especializado e ministradas individualmente ou em grupo com, no máximo, 3 pessoas.

INDIVIDUAL: indicada para pessoas que apresentam algum problema específico para tratamento ou necessite de cuidados especiais. As aulas individuais também estão destinadas às pessoas que preferem exclusividade e querem privacidade durante o exercício.

DUPLAS: geralmente, aulas em duplas são indicadas para casais, parentes ou amigos, para que possam se sentir mais à vontade na presença da segunda pessoa.

TRIO: para quem gosta de conhecer pessoas, mas também prefere um atendimento especial, a aula em trio é ótima para as duas coisas. Vale lembrar que a atenção dada é sempre a mesma e que o trio é formado por pessoas da mesma idade ou com o mesmo perfil, sempre priorizando o bem-estar dos alunos.

Como possuímos uma área muito grande para a prática do Pilates e os demais métodos destinados para a atividade do corpo, às vezes, pode acontecer de duas turmas realizarem aulas ao mesmo tempo, porém, serão ministradas por professores diferentes, garantindo a individualidade de cada uma. A ideia é aumentar as opções de horários de aula, tornando mais flexível a escolha de cada pessoa. Por isso, aumentamos nossa sala e garantimos mais aparelhos para melhor atender aos nossos alunos.

Metodologia

Para melhor atender às necessidades de cada aluno, antes das aulas, é feita uma avaliação inicial. Assim, já é possível saber os pontos mais fracos que precisam ser trabalhados e os mais fortes que bastam ser aprimorados. Além disso, é nessa avaliação que os professores conhecem o aluno mais de perto, ficam sabendo dos seus objetivos e limitações.

A Clínica Ana Zandoná preza pelo atendimento especializado de cada pessoa, garantindo sempre saúde e bem-estar, por isso, além de certificados pelo método Pilates, nossos professores são graduados em Fisioterapia e especializados em coluna.

Diferenciais

Além de todos já vistos acima, a Clínica Ana Zandoná apresenta um estúdio amplo e aconchegante para a realização das atividades, contando com mais de 200m² e vestiários masculino e feminino. O ambiente é inteiro climatizado e os equipamentos são de primeira linha, garantindo a qualidade das aulas.

Indicação

A partir de 10 anos, todas as pessoas podem praticar o Pilates, não havendo idade máxima indicada (aliás, o método é bastante apropriado para pessoas mais velhas, por apresentarem problemas de coluna e alinhamento postural, aliviando as dores crônicas).

Além disso, o Pilates é uma atividade que atende desde atletas profissionais até pessoas sedentárias, que pouco fazem exercícios e estão dispostas a mexer o corpo em busca do bem-estar. Como já citado, o programa é especializado para cada aluno, não havendo problemas com os níveis de execução. Vale lembrar, ainda, que as necessidades e os objetivos de cada um são sempre privilegiados. O método traz muitas melhorias, como algumas vistas abaixo:

  • Melhora as alterações posturais (cifose, escoliose e lordose), além de fazer com que a progressão seja combatida;
  • Em pessoas de mais idade, auxilia no restabelecimento das funções motoras, proporcionando mais autonomia para a execução de tarefas diárias; além disso, contribui na calcificação dos ossos, no alinhamento postural e na manutenção da pressão arterial;
  • Para gestantes, o parto é facilitado por trabalhar a região da lombar e demais partes do corpo, além de recuperar a forma física no pós-parto, fortalecendo o abdômen e os músculos pélvicos;
  • Auxilia na perda de peso e é indicado para pessoas que procuram um melhor condicionamento cardiorrespiratório.