Preciso fazer Pilates, mas que roupa devo usar?

Parece um detalhe sem importância, mas a roupa que você escolhe para fazer uma atividade física pode melhorar ou prejudicar seu rendimento durante os treinos. Tem gente que usa roupas mais pesadas para aumentar a transpiração e fica com a sensação de estar queimando mais calorias, mas na verdade o corpo está perdendo água e sais minerais, provocando o risco de uma desidratação. Por isso, a escolha deve ser sempre por roupas leves e confortáveis. Os tecidos ideais são o algodão, viscolycra, tac-tel, meia malha poliviscose e poliamida (dry fit). Veja o que levar em conta no momento de decidir por uma roupa para fazer Pilates.

Pilates: com que roupa eu vou?

Liberdade de movimentos

Ao experimentar uma roupa para fazer Pilates teste alguns alongamentos para conferir se o tecido não restringe a movimentação das articulações. O Pilates trabalha com posturas que exigem mobilidade, por isso o tecido deve ser maleável e resistente para estar adequado às sessões.

Evite roupas largas

Roupas largas podem atrapalhar a execução do movimento, enroscar em algum aparelho e prejudicar a orientação do fisioterapeuta, já que encobrem os movimentos das articulações. Calças do tipo legging e camisetas regatas mais justas são roupas consideradas ideais para a prática do Pilates. Outra opção é usar um macacão. Há modelos no mercado feitos em poliamida ou poliéster que ficam justos no corpo, mas não comprometem a movimentação.

Tecidos contra o odor

Suar faz parte da rotina da atividade física, mas há pessoas que produzem suor em excesso, o que gera insegurança e pode afetar a concentração. O tecido de algodão é a melhor opção para reduzir o odor e tem uma explicação científica para isso. As bactérias presentes no suor não gostam do ambiente do algodão, mas adoram um tecido sintético. Portanto, para quem transpira muito ou não tolera mal cheiro, é recomendável usar roupas de algodão.

Para os pés

A depender dos movimentos prescritos pelo fisioterapeuta, não há necessidade de utilizar qualquer calçado e os pés podem ficar descalços durante os exercícios. Em sessões com exercícios de solo é comum ver os praticantes descalços. Existem opções de sapatilhas com solado antiderrapante, que são muito uteis, principalmente para evitar escorregar durante os exercícios nos aparelhos.

Acessórios

Para que os exercícios sejam feitos com total segurança não utilize acessórios durante as sessões. Brincos grandes, pulseiras e anéis devem ficar em casa ou serem guardados no armário do estúdio. Imagine uma postura em que as mãos devem ficar apoiadas no chão e o anel fazendo pressão nos dedos? Para aumentar o conforto durante os treinos utilize o cabelo sempre preso. Abuse dos lenços, presilhas e piranhas para que nada tire o foco e a concentração nos exercícios.

Toalha

A toalha é um item indispensável para quem pratica Pilates. Existem toalhas que são bem pequenas, com cerca de um terço da medida de uma de rosto. Além de garantir maior frescor, a toalhinha é bem útil para se secar e evitar que o corpo deslize demais durante o exercício.

Você conhece o Método Integrado Pilates da Clínica Ana Zandoná? Agende sua aula gratuita!

Comentários

2019-07-10T15:54:52-03:00