Pilates para uma coluna livre de dores

O Pilates para a coluna tem sido cada vez mais indicado para quem busca uma correção postural, prevenção ou alívio de dores e desconfortos. Trabalhar várias horas por dia sentado(a), carregar bolsas e mochilas pesadas e cuidar dos filhos sem dar a devida atenção à ergonomia e à postura são fatores que sobrecarregam a coluna e podem causar as temíveis dores nas costas. As formas de tratamento da dor variam de caso a caso, dependendo da gravidade do quadro, mas os exercícios de Pilates para a coluna têm sido boas soluções na prevenção e no tratamento destes problemas.

Pilates para coluna: Power House

Power House (casa de força ou centro de força) é o termo que engloba todo o conjunto de músculos responsável pela estabilidade da coluna e pela manutenção das vértebras em suas posições corretas. O períneo, que forma o assoalho pélvico, o multífidos, localizado na coluna posterior, o transverso e o oblíquo, da parte anterior que também têm conexão com a coluna, e o diafragma são os músculos trabalhados durante uma sessão de Pilates.

Coordenando todo esse conjunto de músculos com a movimentação do diafragma, principal responsável pela respiração, é possível estabilizar e ativar o centro de força para que, em seguida, os exercícios de fortalecimento possam ser aplicados com segurança e sem risco de provocar lesões. Por isso, o Pilates para coluna atrai cada vez mais adeptos.

Indicações do pilates para coluna

Os exercícios do Pilates são indicados para evitar dores na coluna e para tratar diversos tipos de patologias. Até atletas profissionais de alto nível recorrem ao Pilates para atenuar as dores causadas por exaustivas rotinas de treinamento. Desvios de coluna, como cifose, lordose e escoliose e outras doenças como a cervicalgia, a chamada dor no pescoço, e a lombalgia, como o nome diz, as dores que afetam a região lombar, podem ser evitados e tratados com a aplicação das técnicas de Pilates para coluna. As indicações, porém, devem ser feitas de acordo com o caso e com prévia avaliação médica para que o trabalho seja realizado de forma eficaz.

A tendência da coluna é sofrer um processo degenerativo ao longo dos anos, seja por causa do avanço da idade, má postura ou com origem em alguma patologia e o primeiro passo para não sentir incômodos nesta região é movimentar a coluna de forma correta. O Pilates atua nesta restauração, no aumento da mobilidade, na melhora da coordenação motora, no relaxamento do corpo e na prevenção de contraturas.

Para que este tipo de terapia ofereça os resultados desejados é preciso que as técnicas sejam seguidas rigorosamente, pois os exercícios, se executados de forma inadequada, podem agravar o problema, provocar lesões e trazer riscos à saúde. Por isso, procure sempre por clínicas que contam com fisioterapeutas e profissionais qualificados para fazer seus treinos de Pilates.

Marque uma aula grátis e confira os benefícios do pilates para a coluna.

Comentários

2017-09-25T14:07:11-03:00