Pilates ou Yoga? À primeira vista essas duas técnicas podem ser confundidas. Quem não for familiarizado pode ficar em dúvida ao ver a execução de um exercício e distinguir se é Pilates ou Yoga. Essa dúvida é normal, visto que ambos possuem muitas características em comum, mas também há algumas diferenças. Confira os aspectos complementares destas práticas e porque pode ser bom para a saúde em vez de optar por uma delas, acabar aderindo às duas.
O Yoga
O nome Yoga é derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”. Para alcançar esse resultado de unir e integrar, o Yoga harmoniza corpo, mente e respiração por meio de técnicas, sendo elas a própria respiração (pranayamas), as posturas (ásanas) e a meditação. O Yoga é uma prática milenar que conta com objetivos variados. Há as técnicas que são mais voltadas, por exemplo, à meditação e controle mental, outras para a contemplação e também as que são associadas às posturas e respiração.
Pilates e Yoga: semelhanças
A semelhança entre Pilates e Yoga já começa pelo ambiente. Estúdios de Pilates e de Yoga possuem pisos macios e confortáveis, um ambiente preparado para praticantes que vão fazer os exercícios descalços e, em muitos casos, apoiados no chão. Assim como o Yoga, o Pilates também busca um equilíbrio com a mente. A respiração, realizada de forma consciente, em sintonia com os movimentos do corpo e de forma bastante concentrada, colabora com o ganho também em bem-estar mental.
Pilates ou Yoga? Por que não os dois?
No Pilates, os movimentos buscam aumentar o fortalecimento muscular, o condicionamento físico, o ganho de força, além de trabalhar pelo alinhamento da postura, que alivia as tensões, previne dores e harmoniza o corpo. Já no Yoga, as posturas têm outras funções. Uma delas é de preparar o corpo para a meditação, que pode exigir uma mesma posição por um longo período e requer, portanto, uma acomodação confortável. Outra função é deixar a mente conectada à postura para trabalhar a concentração. As posturas também auxiliam nas atividades terapêuticas em uma melhoria nas funções do organismo.
Uma postura em forma de cadeira, por exemplo, estimula o baço, o intestino e o pâncreas. Já a posição do herói deitado ajuda a reduzir o inchaço. Mesmo com objetivos diferentes, o treino de Pilates pode ser potencializado se o praticante também fizer do Yoga parte de sua rotina. Os benefícios já começam com as próprias posturas, que atuam na parte muscular, no alongamento, no equilíbrio das articulações e no alinhamento da coluna. A concentração e a respiração, tão vitais para o sucesso em uma sessão de Yoga, se tornam mais naturais e exigem menos esforço para um treino de Pilates.
Para pessoas que estão acima do peso, o Yoga é um forte aliado. Além de ser uma atividade física que queima calorias, a depender da intensidade dos exercícios, ajuda a controlar a ansiedade, reduzindo a vontade de comer. Portanto, unir os benefícios do Pilates e do Yoga pode melhorar muito a condição física e mental.