Fortaleça os músculos do abdômen com Pilates

Malhar os músculos do abdômen para ter a chamada barriga tanquinho é o objetivo de muitas pessoas que frequentam as academias e incluem algumas séries de abdominais nos treinos. Para chegar ao abdômen sarado e ter uma silhueta fininha, a musculação é geralmente o exercício físico mais recomendado. O que muita gente não sabe é que há outros tipos de exercícios que podem fortalecer os músculos do abdômen e ajudar a alcançar os resultados desejados. Um deles é o Pilates.

O Pilates é um método que trabalha a musculatura do corpo todo. No entanto, o abdômen tem um papel fundamental em todo o treinamento. Para executar grande parte dos exercícios do Pilates deve ser feita a correta contração do abdômen, que é chamado de Power House ou centro do corpo. Os músculos desta região devem estar sempre muito bem condicionados por diversos motivos. Entre eles estão a proteção dos órgãos localizados na região abdominal, auxílio aos músculos do dorso para a movimentação do tronco e estabilização da região pélvica para movimentar membros inferiores. Além disso, o abdômen é a base da coluna e, uma vez fortalecido, contribui para o alinhamento da postura, evitando os desvios (escoliose, cifose e lordose) e prevenindo dores.

Devido a esta importância do abdômen e sua contração necessária para realizar os exercícios é que o Pilates pode ser considerado a principal opção para quem quer a barriga chapada e definida.

Músculos do abdômen e Pilates

Os abdominais de academia de ginástica são iguais aos do trabalho feito com Pilates? A resposta é não. As séries de abdominais das academias trabalham os músculos mais superficiais, como o reto e os oblíquos externos. Esse tipo de exercício é muito eficaz para chegar à barriga tanquinho. Mas quando eles são associados aos treinos do Pilates os resultados podem ser potencializados. Afinal, com o Pilates, os movimentos também irão atingir a região do core, ou centro do corpo, formada pelos músculos internos tanto do abdômen quanto da região lombar.

Há exercícios específicos que ativam os músculos profundos do abdômen sem sobrecarregar a coluna vertebral. Com isso, os músculos ficam fortalecidos e a barriga adquire um aspecto definido. A respiração é um ponto importante neste tipo de trabalho. O Pilates exige uma respiração lenta e profunda, que proporciona maior oxigenação dos músculos e alívio das tensões, aumentando os benefícios da prática esportiva.

Recomendações

Há outros fatores que contribuem para chegar naquele abdômen dos sonhos. Além de manter a regularidade nas sessões de Pilates, é preciso ter uma alimentação balanceada e, se possível, incluir uma atividade aeróbia no dia a dia. Pode ser corrida, caminhada, ciclismo, artes marciais ou outra de sua preferência para aumentar a queima de calorias. Para não prejudicar a saúde, é fundamental praticar Pilates com um profissional especializado, que fará uma avaliação da condição física de modo geral e, assim, elaborar um plano de treinamento de acordo com as limitações e objetivos de cada praticante. Seguindo essas regrinhas e mantendo a disciplina, o Pilates vai tornar os músculos do abdômen mais fortes e a barriga um tanquinho.  

Comentários

2019-07-19T10:38:52-03:00