Tudo que você precisa saber sobre massagem relaxante

Dar uma paradinha na correria do dia a dia para fazer uma massagem relaxante proporciona diversos benefícios à saúde. Para usufruir de todas as vantagens de uma massagem ao nosso corpo é importante escolher um profissional qualificado e que domine bem as técnicas para evitar dores ou outros problemas.

Com as manobras feitas de forma correta, a massagem relaxante alivia todas as tensões musculares e age diretamente nos sistemas circulatório, linfático e respiratório. Receber estas massagens periodicamente auxilia na restauração do sono, na melhora do humor, no retardo do envelhecimento, na redução da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a massagem relaxante é um ótimo remédio para aliviar o estresse e estimular uma rotina com mais equilíbrio e tranquilidade.

Tipos de massagem relaxante

Atualmente, existem diversas técnicas de massagens relaxante. Confira algumas:

Shiatsu

Baseada na medicina tradicional chinesa e de origem milenar, shiatsu significa pressão dos dedos, mas geralmente também é feita com os cotovelos, palma das mãos e até mesmo com os joelhos. A técnica consiste em pressionar os pontos em que há dor ou tensão para melhorar a circulação da energia e do sangue.

Massagem Ayurvédica

A massagem ayurvédica é baseada em três princípios: energia vital, circulação sanguínea e respiração porque tem influência dos exercícios da yoga. A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como óleos vegetais, que são aplicados na pele em temperatura morna. A sessão é iniciada sempre pela coluna, a base de sustentação do corpo. Posteriormente, os movimentos são estendidos a outras partes do corpo: pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto.

Abyanga

É uma variação da massagem ayurvédica. Com a utilização de óleos vegetais, essa massagem diminui as toxinas das células, melhora os sistemas circulatório, imunológico e digestivo, fortalece os músculos e articulações, alivia as tensões e dores musculares e aumenta a flexibilidade.

Destoxi drenante

Como o próprio nome sugere, essa mensagem tem o objetivo de desintoxicar e drenar o organismo. Esse tipo de massagem relaxante combate a flacidez, alivia as dores, reduz os edemas (inchaço), equilibra as funções metabólicas e relaxa a musculatura.

Massagem Sueca

Essa técnica desenvolvida na Suécia utiliza cinco movimentos básicos: deslizamento, pressão, amassamento, vibração e percussão. Para reduzir o impacto da fricção costumam ser aplicados óleos de massagem ou talco. Esse tipo de massagem, que aumenta a circulação sanguínea e alivia o estresse, é indicada para reduzir o enrijecimento muscular, tensões, insônia, ansiedade, depressão, edemas e dores musculares.

Massagem relaxante e as contraindicações

Geralmente, a massagem é contraindicada para portadores de tromboses, tumores e infecções. Como a massagem estimula a circulação do sangue e da linfa, os agentes infecciosos ou cancerígenos podem se espalhar pelas outras partes do corpo. No caso da trombose, os coágulos podem se movimentar e causar sérios problemas. Pessoas que sofreram traumas ou fraturas também precisam de liberação médica para se submeterem às massagens.

Tomando todos os cuidados necessários, a massagem relaxante se torna uma aliada da saúde e do bem-estar.

 

 

 

 

Comentários

2018-11-12T11:21:53-02:00