Tipos de manchas na pele: quais são e como tratar

Existem diversos tipos de manchas que podem aparecer na pele e suas causas são bem variadas. Podem ser causadas por prolongadas exposições ao sol, alterações hormonais que acontecem em algumas fases da vida, como gravidez e menopausa, ou aquelas causadas por doenças e queimaduras. Atualmente, há muitas opções de tratamentos para eliminar ou suavizar essas manchas que podem ser feitos com cremes, medicamentos ou intervenções em clínicas. Conheça os tipos de mancha e os tratamentos que podem ser feitos.

Tipos de manchas na pele

Manchas escuras (melasmas)

Surgem próximas às maçãs do rosto ou na testa e estão ligadas a alterações hormonais. Podem ser tratadas com cremes clareadores ou de outros tipos. O uso de protetor solar é obrigatório, já que este tipo de mancha escurece ainda mais se exposta ao sol.

Manchas causadas pelo sol

O tratamento pode variar de acordo com a intensidade do problema. São recomendados desde cremes clareadores até tratamentos mais especializados, como laser, peeling ou luz pulsada.

Dermatite (manchas vermelhas)

São causadas por reações alérgicas que podem vir de um alimento, um creme ou perfume, uso de acessórios, como colares ou pulseiras. O tratamento pode ser feito com corticoides, mas o ideal é procurar ajuda médica para identificar a causa da alergia.

Micose

É causada por fungos e normalmente as pessoas pegam na praia ou na piscina. Há diversas opções de pomadas antifúngicas que resolvem o problema, mas se o caso for mais grave pode ser necessário tomar medicamentos via oral.

Queimadura de limão

O contato do limão com a pele no sol pode causar manchas ou pequenas queimaduras. Se isso acontecer, antes de tudo é preciso lavar bem a pele e depois passar um produto com hidroquinona.

Mancha de diabetes

São manchas escuras que podem surgir no pescoço, nas axilas e embaixo das mamas. O tratamento geralmente é feito com cremes. Se a pessoa está acima do peso, essas manchas também podem aparecer. Ao emagrecer algumas podem sumir.

Vitiligo

É uma doença que provoca o aparecimento de manchas brancas na pele. Podem surgir nas mãos, cotovelos, joelhos, rosto e pés. Cremes que igualam a cor da pele costumam ser usados no tratamento, que deve ser personalizado para cada pessoa.

Manchas de acne

Após o tratamento de acnes é comum restarem algumas manchas vermelhas no rosto. Nestes casos, é importante manter a oleosidade da pele controlada. O paciente pode recorrer a tratamentos como peeling, aplicação de ácidos ou laser.

Evitando o surgimento de novas manchas

Para evitar que novas manchas apareçam, siga estas quatro dicas:

• Nunca se esqueça do protetor solar;
  • Hidrate a pele do rosto e corpo diariamente com produtos adequados;
  • Evite a exposição ao sol;
  • Não esprema cravos e espinhas. O processo inflamatório deixará manchas na pele. Recorra sempre a tratamentos adequados para ter eficácia no resultado.

As dúvidas sumiram, mas as manchas continuam aí? Faça-nos uma visita e conheça de perto nossos tratamentos faciais. Aproveite também para ler nosso artigo sobre os diversos tratamentos de peeling disponíveis.