Qualidade de vida antes e depois do Pilates

É notório que a qualidade de vida após o início de uma prática regular de atividade física melhora muito. Quando se trata do Pilates, o resultado não é diferente. Os exercícios do Pilates trabalham todos os músculos do corpo de forma harmônica, respeito as limitações do praticante. Como os treinos são personalizados de acordo com os objetivos de cada indivíduo, eles se tornam mais eficientes e os resultados começam a aparecer rapidamente, em poucas semanas. Por isso, podemos dizer que o Pilates representa uma melhora significativa na qualidade de vida.

Confira como a qualidade de vida muda antes e depois do Pilates:

Coluna mais alinhada

No Pilates, um dos principais objetivos é fortalecer a região abdominal, o centro do corpo. Esse trabalho é fundamental porque a base de sustentação da coluna está nesta região. Portanto, ao praticar Pilates a coluna vai se tornando cada vez mais alinhada e os benefícios não são apenas estéticos, já que os exercícios têm papel importante na prevenção de dores e lesões.

Corpo mais alongado

Os alongamentos também estão entre as bases da prática do Pilates. Fazer alongamentos é importante para todas as idades porque ajuda a manter a musculatura saudável e a prevenir lesões. Além disso, após o Pilates entrar na rotina, o corpo vai adquirindo uma maior liberdade dos movimentos.

Músculos mais flexíveis

Engana-se quem pensa que músculos flexíveis são necessários apenas aos atletas. A flexibilidade é importante para diversas atividades rotineiras do dia a dia. Ter braços, pernas e abdômen mais flexíveis aumenta a amplitude dos movimentos tornando qualquer atividade muito mais confortável. Alcançar um objeto no alto, caminhar e outras ações simples mudam para melhor quando o Pilates passa a fazer parte da vida.

Perda de peso

Apenas a prática do Pilates não vai fazer seus praticantes perderem peso, isso é fato. Porém, aliar a prática dos exercícios a hábitos alimentares saudáveis já vai fazer a diferença na balança. Além disso, com os músculos mais fortalecidos é possível praticar atividades aeróbicas, como corrida, bicicleta, lutas e outros esportes com mais segurança para evitar lesões.

Redução do estresse

Toda as atividades físicas reduzem os níveis de cortisol no sangue, o chamado hormônio do estresse, mas o Pilates oferece algo a mais. Os alongamentos praticados durante as sessões de Pilates são acompanhados de um trabalho consciente de respiração. Portanto, os praticantes se habituam a respirar corretamente, o que oxigena os músculos e promove relaxamento ao corpo. Aderir ao Pilates é uma ótima forma de espantar o estresse e viver com mais tranquilidade e serenidade.

Esses são alguns dos benefícios comprovados ao incorporar o Pilates ao dia a dia. Com o tempo, o praticante se habitua a manter a postura correta, a fazer pausas para respirar profundamente ao longo do dia e, assim, o Pilates não se limita apenas às sessões no estúdio com o fisioterapeuta. Essa mudança de hábitos contribui, de forma definitiva para dividir a sua vida em duas fases: antes e depois do Pilates.  

Comentários

2019-06-10T10:03:04-03:00