Power House. Você sabe o que é?

O Power House é um dos princípios do Pilates, uma das bases mais importantes para executar os exercícios e garantir os benefícios do método para todo o corpo. Os outros princípios do Pilates são a respiração, concentração, controle, fluidez e precisão. Durante os exercícios o Power House deve estar sempre ativado da forma correta para promover 100% de aproveitamento nas sessões

O que é o Power House?

O Power House, também conhecido como centro de força ou core, se refere a um conjunto de músculos localizados na região do abdômen que são responsáveis pela estabilização de toda a coluna. Os músculos que compõem o Power House são o diafragma, o transverso, o assoalho pélvico e o multífidos. Também fazem parte do Power House outros músculos, como os oblíquos interno e o externo, glúteo e o quadrado lombar. Por que essa região é tão fundamental para a prática do Pilates? Segundo o criador do método, Joseph Pilates, o Power House é a origem de todos os movimentos do corpo.

É importante ressaltar que apenas alongar e fazer exercícios de força não quer dizer que está sendo praticado o Pilates. Fazer um exercício de Pilates envolve obrigatoriamente a estabilização da coluna vertebral associada à uma respiração profunda e consciente.  Uma eventual negligência com a estabilização da coluna pode causar lesões e comprometer o desenvolvimento das atividades físicas.

Ativação do Power House

O primeiro passo para iniciar uma série de exercícios no Pilates é fazer a ativação do Power House. Dito de uma forma mais simples, é a contração da região abdominal e do assoalho pélvico. Se apenas o abdômen estiver contraído, ocorre um ligeiro deslocamento de alguns órgãos, o que pode desencadear uma incontinência urinária. Portanto, para a correta realização da ativação do Power House, esses dois conjuntos musculares devem estar ativados para promover de fato a estabilização da coluna.

Há diversas posturas em que pode ser feita a ativação do Power House, seja no solo ou nos aparelhos. Uma das formas de ativar o Power House é deitar de barriga para cima com os braços e pernas estendidos. Faça uma contração como quem está segurando o xixi, a tosse ou a risada. Coloque uma das mãos sobre o abdômen e sinta a contração.  Em seguida, coloque a outra mão nas costas, na lombar e pressione com o quadril a mão no solo ou colchonete e depois contraia os glúteos.

Esse foi um exemplo de exercício, que como qualquer outro de Pilates, deve ser feito em um estúdio com acompanhamento de um profissional qualificado.

Benefícios da ativação do Power House

Exercícios realizados com a correta ativação podem:

  • Ajudar o praticante a ter uma cintura e um abdômen mais definidos;
  • Melhorar o funcionamento dos órgãos e o equilíbrio do corpo;
  • Prevenir lesões e reduzir dores principalmente na região lombar;
  • Oferecer segurança na prática dos exercícios por manter a coluna estabilizada e protegida.

Portanto, a correta ativação do Power House com acompanhamento de um profissional qualificado possibilita muitos benefícios para o corpo.

Comentários

2020-01-28T15:10:08-03:00