Pilates pode ser um substituto para a musculação?

O fortalecimento muscular é a base do Pilates, que se concentra na região do core, o centro do corpo. Também chamada de Power House, esta região engloba o transverso, o assoalho pélvico, o diafragma e o multífidos.

Os exercícios de Pilates ativam toda essa musculatura, dando estabilidade às execuções de todos os outros movimentos. Como esse conjunto muscular é a base de sustentação da coluna, quando fortalecido ele diminui a sobrecarga e contribui para uma postura mais alinhada.

Mas se o Pilates atua no fortalecimento, ele pode substituir a musculação?

Depende do quadro de saúde e dos objetivos do praticante. Pessoas que buscam um aumento de massa muscular ou um corpo mais definido podem praticar a musculação. Os treinos de hipertrofia funcionam da seguinte maneira: eles provocam micro lesões nos músculos e aumentam a síntese de proteínas. Esse é o tipo de treino mais procurado, já que ele auxilia no ganho de força e oferece benefícios estéticos.

 

Complemente a musculação com Pilates

Para quem já faz musculação, complementar o treino com o Pilates pode trazer inúmeros benefícios. É possível trabalhar com mais precisão os alongamentos (o que aumenta a flexibilidade) e o abdômen de forma mais segura. O Pilates trabalha com a posição correta da coluna durante a execução dos exercícios. Essa prática ajuda a evitar lesões para o praticante.

Para os idosos, sedentários ou pacientes que enfrentam alguma patologia, o Pilates pode ser uma excelente opção. Seus exercícios irão aumentar o tônus muscular e reduzir a sobrecarga na coluna, aumentando a capacidade respiratória e a oxigenação dos músculos.

 

O Pilates ajuda a ganhar músculos?

O Pilates não é focado exclusivamente no ganho de massa muscular. A modalidade trabalha com aspectos que melhoram a qualidade de vida de forma geral. Além disso, ele também trabalha com o fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio do corpo. Isso torna o ganho de massa muscular mais lento comparado à musculação. O Pilates também é indicado para pessoas que buscam aumento da mobilidade, prevenção ou alívio de dores musculares. A atividade melhora na capacidade respiratória e proporciona um corpo mais equilibrado.

Os exercícios são aplicados de acordo com a condição física do praticante e o nível de esforço se eleva gradualmente. A prática pode ser iniciada no solo, utilizando o peso do próprio corpo. Neste primeiro momento, não são utilizadas máquinas ou acessórios. O praticante realiza exercícios como a elevação de quadril com os pés apoiados na bola. À medida que o treino evolui, utiliza-se equipamentos dotados de molas, alças, barras e outros tipos de resistências. Esses equipamentos atuam no ganho de força e resistência muscular.

Assim, o Pilates se mostra indicado para todos os perfis de condicionamento físico. De atletas profissionais, que buscam um complemento ao treino diário com prevenção às lesões; praticantes de musculação que desejam ampliar os benefícios para o corpo; ou pessoas que não tenham o hábito de fazer atividades físicas, mas sentem necessidade de ter uma musculatura mais forte para melhorar a saúde em diversos aspectos ou mesmo para combater o stress e ter um corpo mais relaxado.

Comentários

2018-01-30T14:04:53-02:00