Pilates para Escoliose: interrompendo a evolução do problema

O Pilates para Escoliose é uma alternativa muito eficiente para tratar pessoas afetadas por esse desvio na coluna tão recorrente na população brasileira.

A Escoliose é uma curvatura lateral que se desenvolve na coluna, fazendo-a adquirir um aspecto semelhante à letra C, em casos iniciais, podendo chegar ao formato do S em quadros mais graves e avançados.

Não existe uma causa definida sobre a causa desse problema, mas os maus hábitos adquiridos no dia a dia, como carregar mochilas pesadas, ficar sentado(a) sem dar a devida atenção à postura ou obesidade podem contribuir para aumentar a deformidade. Tem gente que já nasce com um desvio na coluna ou pode desenvolvê-lo na infância e adolescência levando esse incômodo para a vida adulta.

Como o Pilates para Escoliose pode ajudar?

Ao se diagnosticar o problema de Escoliose, é fundamental procurar por terapias. Com o passar do tempo, essa patologia pode causar dores e comprometer ações simples do cotidiano.

Alguns sinais podem ajudar a identificar o início da Escoliose, principalmente alguns traços assimétricos do corpo. Como exemplo, temos um ombro mais caído que o outro, cintura desigual, diferença no tamanho das pernas etc.

A boa notícia é que se a Escoliose ainda estiver no estágio inicial, é possível corrigir a coluna e estabilizá-la. Ao menor sinal de dor ou desconforto na coluna, procure atendimento médico. Ao detectar o problema, inicie uma atividade de reabilitação física. Para casos iniciais ou já instalados, o Pilates é uma ótima alternativa.

O Pilates trabalha o PowerHouse, o centro de força do corpo. A modalidade trabalha com os músculos da região abdominal para ter uma coluna estável e fortalecida. O conjunto que forma o PowerHouse é a base da coluna e é responsável por sua estabilidade. À medida que a pessoa fortalece essa musculatura, os reflexos para a coluna são imediatos.

Outro foco do Pilates é a correção da postura. Com exercícios guiados, é possível realizar um trabalho para trazer de volta o alinhamento perdido ao longo dos anos. O exercício ajuda a evitar que um agravamento da situação.

O que fazer em casos mais graves de Escoliose?

Para os casos mais graves, como o da Escoliose Estrutural, o Pilates pode ser extremamente benéfico. A atividade alivia a sobrecarga da coluna e aumenta a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação. O objetivo é interromper a evolução do desvio. Com o fortalecimento muscular é possível reduzir a intensidade da dor. As práticas respiratórias, fundamentais para o Pilates, auxiliam no relaxamento do corpo e oferecem uma sensação de bem-estar.

Sofre com dores e problemas na coluna? Faça uma aula gratuita na Clínica Ana Zandoná e confira como o Pilates pode ajudar a ter de volta a coluna realinhada e saudável.

Comentários

2018-01-30T15:08:28-02:00