Pilates é saúde! Invista na sua qualidade de vida

O Pilates é uma das atividades físicas mais completas que existe. Seus exercícios trazem benefícios para o todo o corpo e também para a mente. O Pilates pode ser praticado por pessoas que não possuem problema algum de saúde e que buscam nas sessões um meio de trazer equilíbrio para a vida, condicionamento físico e prevenir dores e lesões,assim como pode ser uma excelente terapia para pacientes que sofrem com graves patologias. Dependendo do quadro de saúde, o paciente pode passar por uma restrição para fazer alguns exercícios físicos, mas o Pilates é muito mais abrangente e pode auxiliar na recuperação de patologias na coluna e doenças neurológicas, entre outras.

Pilates e as dores na coluna

O Pilates atua nos chamados músculos profundos da coluna, ou seja, na base responsável por manter as articulações no lugar certo, por meio de exercícios que fortalecem toda a região do abdômen, o centro do corpo, que sustentam essa base. A prática regular permite prevenir diversos problemas relacionados à coluna, como a escoliose, cifose, lordose, que são os desvios que geram muitas queixas de dor.

Para pacientes que já têm o problema instalado o Pilates também é recomendado até mesmo para complementar o trabalho realizado pelo fisioterapeuta. No entanto, nestes casos, as sessões devem ser altamente personalizadas, levando em conta as limitações e todo o quadro clínico do paciente para que a terapia traga benefícios esperados em vez de provocar mais lesões.

Pilates e as doenças neurológicas

Está comprovado que os exercícios físicos são muito benéficos não só para o corpo, mas também para a mente.Respiração, postura, fortalecimento da musculatura e equilíbrio, quando trabalhados com foco específico no tratamento de doenças neurológicas, podem alcançar resultados surpreendentes para a redução dos sintomas e melhora nas condições de saúde dos pacientes.

Portadores da Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, esclerose múltipla, paralisia cerebral, lúpus ou que tiveram um acidente vascular cerebral, AVC, passam por uma série de dificuldades para manter a autonomia e o controle corporal. Os músculos vão perdendo a força, o paciente sente dificuldades para se equilibrar, sofre com a falta de flexibilidade, enfrenta problemas para raciocinar e se concentrar,reduz a memória, enfim, as doenças neurológicas causam uma série de limitações.

O Pilates fortalece essas áreas mais deficitárias, assim como o corpo como um todo. O Pilates promove um aumento da consciência corporal e por isso estimula a coordenação motora, algo fundamental para os pacientes de doenças neurológicas retomarem uma parte de seus movimentos. A respiração consciente e profunda aumenta a oxigenação do cérebro, o que contribui para a melhoria da concentração e do raciocínio.

Finalmente, o Pilates proporciona aos seus praticantes diversos desafios diários para levar os limites do corpo além. Por isso, essa prática pode se tornar um grande estímulo para que o paciente queira avançar cada vez mais na própria superação.

Lembre-se que o Pilates pode ter um grande número de benefícios, mas desde que seja acompanhado por profissionais qualificados e, em casos mais específicos, é indispensável a recomendação médica para que todo o tratamento traga os resultados esperados.