Pilates apresenta resultados em quanto tempo?

Ao iniciar qualquer atividade física, o principal interesse do praticante novato é saber em quanto tempo será possível alcançar os resultados desejados. Com o Pilates não é diferente. No Pilates, geralmente, os resultados começam a aparecer com pouco tempo de prática, mas esse período necessário para sentir a mudança vai depender de alguns fatores, principalmente a frequência dos exercícios, a regularidade e a alimentação. O importante é ter em mente que nada se conquista da noite para o dia, portanto, o processo vai se desenvolvendo gradualmente. Disciplina, foco e disposição para mudar alguns hábitos são essenciais para quem quer ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Poucas semanas bastam para sentir os primeiros resultados do Pilates

Joseph Pilates, o criador das técnicas desta modalidade, já dizia:

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

O que é necessário para conseguir resultados em menos tempo?

Regularidade

É claro que quem faz dois treinos de Pilates por semana terá um resultado mais rápido do que quem faz apenas uma. Mas o importante mesmo é se comprometer com os horários e não inventar desculpas para faltar às sessões. Manter a frequência e a regularidade é fundamental para praticar qualquer atividade física. Assim, o corpo ganhará sempre e não precisará repor o que foi perdido. Lembre-se que com a interrupção dos exercícios, o corpo perde massa muscular rapidamente, o que torna o alcance dos resultados mais lento.

Combinação com outros exercícios

O Pilates é uma atividade direcionada para o fortalecimento muscular. Para potencializar seus benefícios o ideal é fazer também uma atividade aeróbica com regularidade. Caminhada, corrida ou andar de bicicleta são algumas opções que vão manter a musculatura sempre ativa e com boa oxigenação. Não precisa ser nada muito exagerado ou intenso. Cerca de 40 minutos três vezes por semana certamente já vão fazer diferença.

Alimentação equilibrada

Tem gente que vê no Pilates uma atividade física que vai colaborar na perda de peso. É verdade que o Pilates proporciona queima de calorias, aquisição de massa muscular e com o alinhamento da coluna, um dos focos da atividade, é possível sentir redução nas medidas na região do abdômen. Mas o Pilates sozinho não faz milagres. Mudar os hábitos, aderindo a alimentos  mais saudáveis, é muito importante não só para perder peso, mas para prover ao organismo os nutrientes necessários para manter uma boa disposição física. Alimentos ricos em proteínas, vitaminas e potássio são recomendados para manter a musculatura forte, evitando as fadigas. O Pilates é uma atividade poderosa para alinhar a coluna, aumentar a flexibilidade e a amplitude dos movimentos do corpo e tem grande influência no combate às dores e prevenção de lesões. Em poucas semanas, já é possível perceber os primeiros resultados, mas o empenho e a disciplina do praticante é que vão determinar em quanto tempo o Pilates pode entregar esses resultados, de curto, médio e longo prazo. Encontre sua motivação e comece a praticar Pilates hoje mesmo.

Comentários

2019-07-10T16:25:28-03:00