Benefícios do RPG para idosos

A Reeducação Postural Global, RPG, é um método baseado na fisioterapia e seu principal objetivo é a correção da postura. O RPG pode ser aplicado a pessoas de todas as idades e, no caso dos idosos, o método pode ser um importante aliado para atenuar limitações na mobilidade causadas pelo envelhecimento e também contribuir no tratamento de diversas patologias já instaladas.

RPG e seus benefícios para os idosos

Flexibilidade

As técnicas do RPG trabalham o alongamento dos tecidos musculares. Portanto, o foco é no relaxamento na cadeia muscular para ampliar a mobilidade da coluna. Com um trabalho gradual e personalizado, de acordo com as condições físicas e clínicas de cada paciente, os músculos vão se tornando cada vez mais flexíveis e livres de tensões, evitando as dores que tanto incomodam.

Fortalecimento muscular

Com o avanço da idade, o corpo vai perdendo massa muscular, tornando-o mais vulnerável a patologias na coluna. O RPG contribui para o aumento do tônus na postura, tornando-a mais robusta e fortalecida para a atividade física.

Equilíbrio

O equilíbrio também fica comprometido com o passar dos anos. No caso dos idosos, essa perda pode causar uma série de problemas, sendo o principal deles as quedas. A recuperação de uma pessoa idosa que sofre uma fissura ou fratura é bem mais lenta em relação a um jovem ou adulto, o que leva a uma incapacidade temporária ou permanente. A correção da postura proporcionada pelo RPG devolve ao corpo seu alinhamento ao centro de gravidade, mantendo-o mais equilibrado e firme. 

Respiração

Um dos princípios dos exercícios de RPG é sua conexão com a respiração. Esta é uma das ações mais importantes do tratamento, pois uma respiração correta e profunda oxigena os grupos musculares e amplia a capacidade pulmonar. É sempre bom lembrar que quando respiramos movemos um conjunto de músculos do abdômen, que sustentam a base da coluna. Por isso, o hábito de trabalhar a respiração, além de promover o relaxamento e uma sensação de bem-estar, é fundamental para fortalecer a coluna.

RPG e a prevenção de patologias

É na terceira idade que as pessoas que negligenciaram os cuidados com a coluna vão sentir as maiores consequências. Por isso, preservar a coluna e manter uma postura sempre adequada são hábitos que devem acompanhar as pessoas por toda a vida. Mas mesmo para quem fez a lição de casa e sempre se preocupou em ter uma boa condição física, o RPG também pode fazer parte do dia a dia. Tornar o RPG uma prática rotineira garante uma coluna sempre fortalecida e com risco de dores ou desvios bastante reduzidos, o que previne possíveis patologias.

O importante é contar com um profissional qualificado e respeitar os limites do corpo para que a sessão de RPG alivie as tensões e seja uma terapia não só para a parte física, mas também para a mente. Os idosos têm muito a ganhar em qualidade de vida com as técnicas do RPG.  

Comentários

2019-05-15T10:04:15-03:00