A popularidade do Pilates

Porque o Pilates anda ganhando muitos adeptos?

Na última década o método Pilates foi a atividade que mais se difundiu na área de fitness, saúde e bem-estar.  Uma das explicações para esse crescimento é o fato que o método tem por base equilibrar corpo e mente, ou seja, o alinhamento mental ao corporal. A modalidade desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates no inicio do século 20 se baseia em um conceito chamado contrologia que nada mais é que o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Diferentemente da ginástica tradicional,  o método Pilates não se caracteriza simplesmente num programa de exercícios, mas sim numa reeducação postural de movimentos,respeitando as limitações e objetivos de cada individuo. O Pilates trabalha com movimentos lentos de reduzido impacto e poucas repetições. Os exercícios realizados combinam corpo e mente, priorizam a isometria e a execução perfeita,deixando de lado os moldes repetitivos dos aparelhos encontrados em academias.O importante é pensar o exercício  e executá-lo sempre com calma,equilíbrio e harmonia. A técnica focaliza o aumento da flexibilidade e aforça muscular. Para isso, segue alguns princípios básicos da anatomia humana:centro de força, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez. Os especialistas afirmam que esse conjunto de fatores, trabalhados nos exercícios,auxilia no controle dos movimentos do corpo, melhoram a consciência corporal e relaxam a mente, resultando no bem-estar do praticante da atividade.  As aulas são personalizadas e únicas, visando evitar a monotonia, todavia com uma seqüência evolutiva de exercícios. O Pilates prioriza a qualidade dos movimento sem detrimento da quantidade. Os movimentos focam o equilíbrio para que nenhum grupo muscular fique sobrecarregado permitindo que o praticante saia revigorado da aula. Os benefícios proporcionados pelo conjunto desses fatores, certamente explica o numero crescente de adeptos dessa modalidade. 

Qual é o perfil do seu público, ou seja, seus alunos procuram o Pilates por quais motivos principais? Todo mundo pode praticar ou há alguma restrição?

Podemos dizer que existem duas modalidades de Pilates: Convencional e Clinico.Na nossa clinica nossas fisioterapeutas trabalham com os dois perfis de público,portanto atendemos no nosso estúdio alunos do sexo masculino e feminino comidades que variam de 10 a 100 anos dependendo da necessidade e objetivo de cada pessoa.
 
O Pilates Convencional é indicado para quem não possui nenhuma patologia instalada,  principalmente as relacionadas a coluna vertebral e sendo assim podem realizar todos os exercícios que o método oferece. São pessoas que buscam ter mais condicionamento físico, flexibilidade,fortalecimento muscular, alongamento, coordenação, equilíbrio, tonificação,alinhamento postural e funcionalidade.  Já o Pilates Clinico é uma ótima alternativa para a recuperação de pacientes acometidos por diversos tipos de patologias, como: alterações posturais (escoliose, hiperlordose, cifoses),desequilíbrios musculares, problemas articulares, fibromialgia, dor lombar, dor cervical, hérnia de disco, tensão muscular, alguns casos neurológicos e cadeirantes, entre outras. É altamente recomendado,inclusive para a terceira idade, já que produz benefícios nas articulações (em caso de artrose). Além disso, previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea. Também não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto. 
O Pilates Clínico consiste em uma avaliação individualizada e específica feita por um fisioterapeuta. Nessa avaliação, o profissional observa quais as necessidades clínicas do aluno, identificando quaisquer condições, limitações,recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes.Simultaneamente é feita uma minuciosa avaliação postural para que a análise de alterações clínicas seja precisa e os objetivos de tratamento sejam alcançados de forma eficiente. Os objetivos são traçados buscando sempre qual músculo,articulação, ligamento e ou estrutura deverá ser trabalhada pelo fisioterapeuta utilizando do seu conhecimento de anatomia e biomecânica. 
Com base na avaliação é elaborado o plano de aula garantindo que o aluno não tenha dores na execução dos exercícios. 
A técnica é muito eficaz para a reabilitação física porque reeduca a coluna,melhora a postura, fortalece a musculatura, alivia as tensões e fadigas musculares e aumenta o condicionamento físico. Os exercícios são executados deforma individualizada e controlada, trabalhando sempre a respiração e a concentração em cada movimento. Todos esses benefícios, além de tratarem o problema instalado, ainda previnem o desenvolvimento de novas lesões e patologias.
O método é indicado para todas as idades, uma vez que o profissional faz uma avaliação prévia para direcionar cada indivíduo de acordo com as suas necessidades, considerando força, condicionamento físico e qualquer patologia existente.


Quais são seus principais benefícios para a saúde e em quanto tempo, em média, o praticante começa a perceber alguma mudança e quais são essas mudanças?

São vários os benefícios do Pilates para o corpo e mente, podemos citar entre os principais: 
 

  • Corrige problemas posturais;
  • Aumenta a resistência e a flexibilidade;
  • Ganho de força muscular;
  • Melhora a coordenação motora e a capacidade respiratória;
  • Aumento da concentração, unindo corpo e mente;
  • Alivia as tensões, estresses e dores crônicas;
  • Promove o controle e a consciência corporal;
  • Ajuda no tratamento de diversas patologias
  • Relaxa a mente e eleva a autoestima;
  • Ajuda no controle de peso
  • Melhora a qualidade do sono
  • Promove menor atrito nas articulações 

Como vimoso método oferece muitos benefícios para os praticantes, porémesses benefícios somente serão percebidos se você mantiver uma boafrequência nas aulas. Portanto, imediatismo não é a palavra chave. Algumasdessas melhorias podem ser mensuradas já nas primeiras aulas, todavia amaior parte delas acontecem a médio ou longo prazos. Por esse motivo, o alunodeve manter-se comprometido com o plano de aula estabelecido pelo seu instrutor paraconquistar os resultados esperados. O criador do método Joseph Pilatesdizia  ‘’Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões osoutros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.’’

O Pilates é um exercício para fazer em casa?  Em que medida é preciso um acompanhamentoprofissional para não prejudicar a saúde?

A prática de Pilates deve ser orientada por um instrutor, que vai acompanhar osmovimentos do aluno e cuidar da sua postura e respiração. Alguns exercíciossimples podem sim serem feitos em casa, mas somente é recomendado se oaluno for bem experiente e já tomou a consciência corporal trabalhada peloPilates. Se o aluno é iniciante é arriscado fazer sozinho. Os exercícios malexecutados podem machucar e provocar lesões. Além do mais o Pilates é uma atividadediretamente ligada à postura e constitui-se numa importanteterapia no combate às lesões relacionadas a coluna vertebral, exigindoportanto a participação de um profissional habilitado na confecção do plano deaula, visando respeitar a individualidade e limitações de cada de cadaindividuo, bem como se fazer pre sente no acompanhamento dosexercícios, garantindo a realização dos mesmos, sem causar dores ao praticante.  Existem duas classificações básicas para o Pilates: a modalidade no solo, também conhecida como MatPilates, e o Pilates feito com ajuda de aparelhos. Para os iniciantes daprática, bem como para os alunos diagnosticados com algum tipo delesão, os exercícios ministrados com aparelhos são mais indicados, tendoem vista a atenção personalizada dada pelo instrutor para que praticante possafazer os movimentos com mais precisão. Além disso, a pratica realizada comaparelhos permite ao professor controlar a amplitude desses movimentos e a tensãoaplicada nas áreas lesionadas.
Na Clinica Ana Zandoná as aulas são ministradas exclusivamente porfisioterapeutas especializadas em Pilates, Terapias Integradas e no método RPG (Reeducação Postural Global).

Ana Zandoná
Fisioterapeuta – Crefito 3 – 2979-F Proprietária da Clinica Ana Zandoná.
Formação: Graduada em Fisioterapia com especialização em RPG (ReeducaçãoPostural Global), Pilates e Métodos Integrados.

Comentários

2018-12-17T14:22:31-02:00